Feriado prolongado: alguns cuidados simples garantem uma viagem tranqüila.


Os motoristas que pretendem viajar no próximo feriado prolongado, 01 de maio, devem ficar atentos à segurança no trânsito, já que, com o aumento da movimentação nas estradas, há um grande risco de acidentes.

Por ser um período de lazer, é comum encontrar motoristas dirigindo sem cinto de segurança ou motociclistas sem capacete e crianças no banco da frente. O uso desses equipamentos e outros
cuidados simples, no entanto, podem garantir uma viagem tranqüila neste feriado. Conheça alguns deles.

Dicas de direção
Para quem vai ao litoral, uma das recomendações é reduzir a
velocidade em trechos de serra e usar os faróis baixos. Se ocorrer o embaçamento dos vidros, é necessário deixar dois dedos abertos e usar lenços para o vidro da frente. O mesmo deve ser feito com os vidros laterais.

Caso ocorra alagamento, o motorista deve colocar o carro na primeira marcha e andar com o motor acelerado. É aconselhável não parar, pois o movimento impede que a água entre pelo escapamento e danifique o motor.

Em trechos de atolamento, tire os passageiros e as bagagens para deixar o carro mais leve. Se o carro atolar, engate sucessivamente a primeira marcha movimentando o carro para frente e para trás.

Cansaço na viagem
Para evitar o cansaço, encoste bem as costas no banco, segure o volante com os braços dobrados e pise nos pedais sem esforço. Use roupas e sapatos confortáveis e evite comidas de difícil digestão.

Além disso, não se deve dirigir com as janelas escancaradas para não irritar os olhos. Se estiver com sono, sob efeito de medicamentos ou abalado emocionalmente, o motorista deve adiar a viagem.

Se precisar parar no acostamento, o condutor deve ligar o pisca-alerta e colocar o triângulo uns 40 ou 50 passos atrás, no limite da pista. O uso do pisca indica que o carro está parado, e essa sinalização nunca deve ser usada com o carro em movimento.

Bagagem
Ao arrumar as malas para a viagem, é necessário acomodar tudo com cuidado sem que isso interfira em seu campo de visão. Quando amarrar o bagageiro externo, use lona para protegê-lo do sol, chuva e poeira.

A altura máxima permitida de bagagens é 55 cm. As bicicletas vão em rack e com largura não superior à do carro. O motorista não pode esquecer de levar mais dinheiro para o pedágio que é cobrado por eixo.

Crianças na estrada
As crianças devem sempre ir no banco de trás. Levar livros e brinquedos é uma boa dica para deixá-las ocupadas.

Crianças de 4 a 7 anos ficam acomodadas sobre uma almofada, com o cinto de segurança. Menores de 4 anos devem viajar em cadeirinha especial.

Viagem de moto
Quem viaja de moto deve transportar uma única mala, pequena, para não prejudicar o usuário, cobrindo-a com plástico e prendendo-a.

É recomendável que pare várias vezes e que dê passagem, acendendo o farol mesmo de dia. O uso de capacete, luvas, joelheiras, jaqueta e botas de couro são trajes obrigatórios.


Fonte - http://web.infomoney.com.br/

Comentários