Federação entre PSB e PT pode estar ameaçada

 

Tem estado cada vez mais difícil para o Partido Socialista Brasileiro (PSB) chegar a um acordo para a federação com o Partido dos Trabalhadores (PT), embora a legenda veja como importante uma aliança para apoiar a candidatura do ex-presidente Lula (PT).

De acordo com as informações da CNN, o PT lançou a pré-candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo do Espírito Santo para pressionar o PSB. Situação que rendeu várias críticas ao partido, feitas pelo atual governador Renato Casagrande (PSB), “ não quer o apoio de Lula e nem que os petistas lancem candidato no estado. Ele ainda se encontrou com o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, visto como algoz do ex-presidente.”

Para a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a maioria dos partidários decidiram ser importante lançar um postulante na localidade. Porém, apenas um gesto muito enfático do PSB faria a legenda recuar.

Contarato, por sua vez, declarou em entrevista à Kenzô Machida que está empolgado em ser o escolhido para a disputa e que o estado precisa de projetos progressistas. O senador vê uma grande possibilidade de o PT manter a candidatura própria, mas que, se for firmada uma federação, isso pode ser inviabilizado. Para ele, a união dos partidos pode ser dificultada ainda mais pelo gesto de Casagrande com Moro, o que classificou como antiético.

Para o analista político Leandro Resende, outros estados ainda travam a federação entre os dois partidos, além do Espírito Santo: Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e no Mato Grosso. Em Minas Gerais, o PT tem dificuldades para se aproximar do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que passa pela relação com o presidente da sigla, Gilberto Kassab, e tem conexão com a vontade de Lula para não se afastar do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).

Em Pernambuco, a retirada da candidatura do senador Humberto Costa (PT) ao governo do estado não foi aceita por muitos membros da legenda. Costa esteve nesta segunda-feira (21) no lançamento da pré-candidatura de Danilo Cabral, escolhido pelo PSB para sucessão do governador Paulo Câmara.

A conversa sobre federação, segundo um membro do PT, pode ir para frente em uma tentativa de salvar o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aliado histórico dos petistas. Os comunistas têm risco de não bater a cláusula de barreira, perdendo tempo de propaganda na televisão e dinheiro do fundo eleitoral dependendo de seu desempenho nas eleições. O Partido Verde (PV) também estaria incluído.

O primeiro debate presidencial de 2022 será realizado pela CNN e será transmitido ao vivo, em 6 de agosto, pela TV e por todas as plataformas digitais.

Comentários