BATORÉ - Mais uma estrela serratalhadense brilha no céu

 


Notícia triste pra todos nós o falecimento do nosso conterrâneo Ivanildo Gomes Nogueira ( BATORÉ ). Nossos mais sinceros sentimentos à toda família. Falei várias vezes com ele ao telefone e até fizemos planos de um programa de rádio juntos. 

Que Deus o tenha, o seu talento meu amigo nunca será esqueçido.

Segue um pouco da sua história de sucesso.


Biografia

Ivanildo Gomes Nogueira, mais conhecido como Batoré[1] (Serra Talhada17 de abril de 1960 — São Paulo10 de janeiro de 2022),[2] foi um futebolista , atorhumoristaapresentador e político brasileiro. Foi vereador do município de Mauá, município localizado na Região Metropolitana de São Paulo.

Juventude

Ivanildo Gomes Nogueira nasceu em Serra Talhada, em Pernambuco, e se mudou para São Paulo com os pais e os irmãos ainda criança.[3]

Foi criado no estado de São Paulo, e na juventude tentou ser jogador de futebol, atuando nas categorias de base como lateral-direito nos seguintes clubes: Santo AndréSão PauloSaadPaulista e Ituano.

A Praça é Nossa

Em 1981, jogando por duas equipes, profissionalmente no Ituano e de forma amadora pelo GM de Santo André, Ivanildo teve o tornozelo fraturado por um companheiro de equipe durante um treinamento. Afastado do futebol, criou uma esquete que daria origem a seu personagem.[4]

Suas primeiras aparições na TV foram no programa "Show de Calouros", do apresentador Silvio Santos no SBT, na década de 1980, mas ele só se tornou conhecido ao integrar o elenco do programa A Praça É Nossa,[5] também do SBT, na década de 1990 com o Personagem Batoré.

Junto com seu visual marcante, o personagem é lembrado até hoje por um de seus bordões mais conhecidos: "Ah, pára ô!", "Você pensa que é bonito ser feio?" e "Você é forgaaado!". E por citar em suas piadas, inúmeras vezes, a cidade de Mauá, na região do ABC Paulista, onde vivia. Além de contar piadas, Batoré usava o humor escrachado, e zomba da sua própria feiúra e pobreza.

Após 13 anos de SBT, foi demitido[6] numa crise da emissora, como forma de contenção de gastos.[7]

Política

Depois do SBT, o humorista esteve no ar pela TV Jornal de Limeira, interior de São Paulo, com o programa "100 Protocolos". Devido à distancia do local do programa e a cidade de Mauá, por um acordo bi lateral, o programa foi cancelado. O humorista também teve num programa de grande sucesso numa rádio de sua cidade, Mauá, chamado "Batoré no pé d'ouvido".

No dia 5 de outubro de 2008, o humorista foi eleito vereador da cidade de Mauá pela coligação PR/PP com 4.778 votos (2,16% do total de votos válidos) sendo o terceiro vereador mais votado. Foi reeleito em 2012 para mais um mandato ainda no PP e logo depois mudou de partido, mudando para o PRB. Com esta manobra, a justiça eleitoral considerou "infidelidade partidária" e o afastou de seu cargo de vereador.[8]

Retorno à TV

Em 2011, apresentou um programa na Rede Brasil de Televisão, também chamado "Batoré 100 Protocolos".[9]

Em 2016, foi contratado pela Rede Globo para a novela "Velho Chico",[10] onde fez o papel do delegado Queiroz na novela.[11]

Em 2017, iniciou na apresentação do programa "Batoré 100 Protocolos" na "TVR", TV Regional de Sorocabana, canal 23 e 26 da NET.

Em 20 de julho de 2019, retornou à Praça é Nossa, depois de 15 anos afastado.

Morte

Batoré morreu em São Paulo, no dia 10 de janeiro de 2022, devido a um câncer.[12]


Trabalhos

Televisão

AnoTítuloPersonagemEmissora
1990–2003, 2019A Praça É NossaBatoréSBT
2011Batoré 100 ProtocolosBatoréRBTV
Escolinha do GuguBatoréRecordTV
2016Velho ChicoDelegado QueirózRede Globo
2017Batoré 100 ProtocolosBatoréTVR (TV Regional Sorocaba).
2018Treme TremeBatoréMultishow
2019Cine HolliúdyGovernador PimpoRede Globo

Internet

AnoTítuloCargoPlataforma
2019–2022Batoré - OficialApresentadorYouTube

Fonte :

Comentários