Chuvas na Bahia: Itapitanga fica completamente alagada em véspera de Natal; Veja vídeos

 

As chuvas fortes seguem por mais uma semana no sul da Bahia. Desta vez, na véspera de Natal, na noite desta sexta-feira (25), os moradores de Itapitanga viram a cidade ficar completamente alagada. 

A catsitter Gabriela Lomanto contou ao BNews que seu pai, o comerciante Robson Santos, é morador do município e estava em Salvador quando recebeu a notícia de que sua loja de ração estava completamente destruída. 

"Minha família é toda de lá, mas atualmente só meu pai e minha tia moram na cidade. Eu e o restante dos parentes moramos em Salvador. Felizmente estávamos todos juntos aqui para comemorar o Natal. Com a notícia do alagamento, eles pegaram estrada e estão a caminho de Itapitanga, mas não sabem se vão conseguir chegar lá para averiguar a situação da casa, porque a estrada está bloqueada. O comércio, já sabemos, foi destruído", disse ela, em desespero. 

O bloqueio ao qual Gabriela se refere é o da BA-651, no trecho entre Itapitanga e Coaraci. Houve transbordamento de água sobre a ponte que fica na região conhecida como Barracão, a aproximadamente 16 quilômetros de Itapitanga, o que ocasionou a interdição do local.

O perfil no Instagram @ajude.itapitanga está compartilhando a situação da cidade. Gabriela explica, no entanto, que os residentes têm tido dificuldades para manter as atualizações. "Faltou energia por lá, depois do alagamento, e está complicado manter contato. A gente estava acompanhando pelas redes sociais, mas eles não conseguem publicar novas informações com facilidade", detalhou.

Confira vídeos da situação em Itapitanga:

Outras cidades

Além de Itapitanga, diversas cidades do sul da Bahia sofrem com as chuvas neste fim de semana. Em Itapetinga, parte do município também ficou alagada, tomando conta de vários imóveis. Veja:

Em Itabuna e Ilhéus, a situação também é crítica. Quem pretende chegar às cidades ou deixar os municípios, momentaneamente está inviável. A chuva bloqueou a passagem de veículos na BR-415, nas imediações da Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e no trecho entre Itabuna e Ibicaraí. 

Passagem bloqueada em Ilhéus-Itabuna
BNews também recebeu material do cenário em Ibicuí. A estrada foi danificada no trecho entre o município e o distrito de Ibitupã, no km 533 da BA-130.

Além das estradas, o distrito e a cidade também estão fortemente alagadas. Os moradores utilizam barcos para se locomover. Veja o vídeo:

Comentários