TSE forma maioria contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão em 2018

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou, nesta quinta-feira (28), maioria contra a cassação da chapa formada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu vice, o general Hamilton Mourão, nas eleições de 2018 - vencedora do pleito.  

De acordo com informações da CNN Brasil, a análise dos casos relativos à cassação foi iniciada na última terça -feira (26).

Na ocasião, o julgamento foi suspenso com o placar de três a zero contra a cassação. Com o voto do ministro Carlos Horbach, na manhã desta quinta, houve consolidação de maioria com o entendimento do relator do caso.

Contudo, ainda faltam as manifestações do presidente da corte, Luís Roberto Barroso; do vice-presidente Edson Fachin; e do ministro Alexandre de Moraes - que sucederá Barroso.

Anteriormente, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luis Felipe Salomão, relator das ações, se manifestou contra a cassação da chapa. 

O ministro avaliou que embora tenha ocorrido uso indevido de disparos em massa pelo WhatsApp, para atacar adversários, não existem provas de que a prática foi capaz de desequilibrar o pleito.

O entendimento havia sido seguido pelos ministros Mauro Campbell e Sérgio Banhos antes da retomada do julgamento nesta quinta.

Os pedidos de cassação foram apresentados pela coligação "O Povo Feliz de Novo", encabeçada pelo PT, e acusam a chapa vencedora de ter cometido abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. 

Fonte -  Agência Brasil

Comentários