Lula lidera todos os cenários, enquanto reprovação de Bolsonaro bate recorde, aponta pesquisa

 


Segundo um levantamento feito pelo instituto Ipespe em todo o Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança nas intenções de voto para as eleições do próximo ano. Ele ganharia em todos os cenários no primeiro e segundo turno. Já o presidente Jair Bolsonaro amarga reprovação. A pesquisa afirma que 55% dos entrevistados consideram sua gestão ruim ou péssima. 

Os entrevistados foram ouvidos por telefone entre 22 e 24 de setembro. A pesquisa é feita com o mesmo formato desde 2018, contratada junto ao Ipespe pela corretora de valores XP Investimentos. 

Lula alcança 43% das intenções de voto no primeiro cenário, ficando à frente de Bolsonaro (28%), Ciro Gomes (11%), João Doria (5%), Luiz Henrique Mandetta (4%) e Rodrigo Pacheco (2%). 

No segundo cenário, Lula tem 42% das intenções, seguido por Bolsonaro (25%), Ciro (9%), Sergio Moro (7%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (3%), Eduardo Leite (3%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Alessandro Vieira (0%).

Já no turno decisivo, o segundo, se a eleição fosse hoje, Lula se tornaria presidente por 50% contra 31% do atual chefe do Executivo. Contra Moro, Lula venceria por 53% a 34%. Contra Ciro, o petista venceria por 49% a 30%. Contra Leite, Lula ganharia por 49% a 30%. Contra Doria, por 50% a 27%.

Comentários