Após três meses, Queiroga define novo coordenador do Programa de Imunização

 

Três meses após prometer nomear um novo representante, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, escolheu o chefe que vai assumir o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o pediatra Ricardo Queiroz Gurgel. O nome do professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi publicada nesta quarta-feir (6) no Diário Oficial da União.

O novo chefe do PNI foi convidado para o cargo há três semanas e disse que o seu desafio principal será reverter a queda da cobertura vacinal no país, que durante a pandemia alcançou níveis iguais aos do ano 1980.

"Eu, como pediatra e pesquisador, me senti apto a desenvolver o trabalho técnico que me foi proposto. Com a finalidade principal de resgatar as coberturas do calendário de vacinação de crianças e de adultos", prometeu.

Desde a saída da antiga titular Francieli Fantinato, no dia 7 de julho, o cargo estava sendo ocupado por uma assistente interina. Ela ocupava o cargo desde 2019, e disse ter deixado a pasta devido à politização em torno das vacinas. 

Em depoimento à CPI, um dia após a sua demissão, a ex-servidora confirmou aos senadores que o programa foi prejudicado com a falta de vacinas e de uma propaganda adequada da imunização, coordenada pelo governo federal.

Na oitiva, ela também revelou que o coronel Élcio Franco, antigo  secretário-executivo da pasta, pediu em reunião interna para que presos fossem retirados do grupo de prioridade do (PNI). 

Fonte - Agência Brasil

Comentários