No Agreste de Pernambuco, medidas restritivas contra a Covid-19 entram em vigor nesta terça (18)

 


Anunciadas no último sábado (15), as novas medidas restritivas na região do Agreste pernambucano passam a valer a partir desta terça-feira (18). 

Durante a semana, as atividades econômicas só poderão funcionar das 5h até as 18h. Já nos próximos dois finais de semana, apenas o funcionamento de supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina estará permitido. 

As medidas são válidas até o próximo dia 31 e contemplam os municípios da 2ª Macrorregião, da qual fazem parte as IV e V Gerências Regionais de Saúde, com sedes em Caruaru e Garanhuns.

“Temos feito todos os esforços para minimizar os efeitos dessa pandemia. Fizemos a maior rede de UTIs exclusivas para a Covid entre os estados do Norte/Nordeste do Brasil. Só na 2ª Macrorregião, abrimos 178 leitos de terapia intensiva, em sete diferentes unidades de saúde nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Bezerros e Gravatá. Infelizmente, desde domingo passado (9), temos apenas um leito de livre”, disse o governador Paulo Câmara.  

De acordo com o novo decreto, o Polo de Confecções, aos sábados, domingos e segundas, deverá permanecer fechado. A medida é necessária para diminuir o contato entre as pessoas e, consequentemente, a circulação do coronavírus. 

“Sabemos que nos fins de semana e nas segundas temos um pico de aglomerações com pessoas de outras cidades e de até outros estados”, observou Paulo Câmara. 

Segundo o gestor estadual, além da ocupação total dos leitos, outros fatores também são preocupantes. O principal deles é a aceleração da doença, com percentuais elevados de novos casos e de solicitações por leitos de UTI. 

No Agreste, esses dois indicadores apresentam números até quatro vezes maiores que a média geral do Estado. “O que precisa ficar claro para a população é a gravidade do momento que estamos passando”, reforçou o gestor. 

Fonte - Folha/PE

Comentários