Operação da Polícia Federal prende cinco pessoas em Pernambuco por suspeita de fraude de R$ 60 mil no auxílio emergencial

 

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Quinta Parcela em combate a supostas fraudes ao auxílio emergencial.

O objetivo das investigações é identificar fraudes massivas e desarticular organizações criminosas para obter recuperação de valores aos cofres públicos.

Em Pernambuco, a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão temporária, 11 mandados de busca e apreensão, além do sequestro e bloqueio de bens e valores mantidos em contas bancárias de oito pessoas.

Além da Polícia Federal, participam das investigações Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Os mandados foram determinados pelas 24ª e 13ª Varas da Justiça Federal de Pernambuco.

Foram cumpridos simultaneamente mandados em Caruaru, Palmares, Lagoa do Carro e Paudalho. Aproximadamente 60 policiais federais participam das diligências.

As investigações foram feitas pelas Delegacias de Polícia Federal em Caruaru e de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco e se iniciaram em dezembro após análise de informações de fraudes aos auxílios emergenciais.

“Foram estabelecidas correlações entre os registros constantes da BNFAE, sendo possível detectar que pelo menos oito suspeitos seriam os beneficiários de, ao menos, 96 contas do auxílio emergencial fraudadas, a partir das quais os envolvidos efetuaram pagamentos de 74 boletos bancários, utilizaram-se de maquinetas de cartão de crédito e também realizaram transações por e-commerce no período compreendido entre 05/05/2020 a 03/06/2020”, afirma a Polícia Federal em nota.

A soma do montante fraudado inicialmente estimada supera R$ 60 mil reais, valores relativos somente ao período investigado, podendo ser ainda maior.

Os suspeitos são investigados por estelionato qualificado, associação criminosa, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.

O nome da operação, Quinta Parcela, faz referência à quinta fase da Operação coordenada nacionalmente pela Coordenação Geral de Polícia Fazendária (CGPFAZ), que visa combater as fraudes perpetradas contra o Auxílio Emergencial.

Comentários