OMS recomenda ‘não utilizar’ ivermectina nos pacientes de Covid-19

 


A Organização Mundial da Saúde recomendou, nesta quarta-feira (31), que “não se utilize a ivermectina” para os pacientes de Covid-19, salvo nos ensaios clínicos – afirma a instituição em um comunicado.
 
A ivermectina é um medicamento antiparasitário de uso comum que tem sido bastante promovido nas redes sociais, mas que, segundo o grupo de especialistas da OMS, os dados dos estudos clínicos para medir sua eficácia contra a Covid-19 não deram resultados conclusivos.
 
“Nossa recomendação é não utilizar a ivermectina para pacientes com Covid-19, independentemente do nível de gravidade, ou de duração dos sintomas”, frisou a chefe da equipe de resposta clínica para Covid-19 da agência da ONU, Janet Díaz, em uma entrevista coletiva.
 
Ele ressaltou que a única exceção a esta recomendação, com base no estado atual da pesquisa, é para os testes clínicos.
 
Os especialistas da OMS tiraram suas conclusões de um total de 16 ensaios clínicos aleatórios com 2.400 participantes. Alguns destes ensaios compararam a ivermectina com outros medicamentos.
 
O número de estudos que permitem comparar a ivermectina com o placebo “é muito menor”, afirmou o dr. Bram Rochwerg, pesquisador da Universidade McMaster do Canadá e membro do painel da OMS que fez a avaliação. 
 
Tanto Díaz quanto Rochwerg disseram que as recomendações estão “ativas” e serão atualizadas à medida que novas pesquisas confirmarem, ou expandirem, o estado atual de conhecimento.
 
A recomendação da OMS, a primeira sobre a ivermectina, junta-se à da Agência Europeia de Medicamentos, que, como a OMS, não recomenda seu uso – exceto em ensaios clínicos. 

Fonte - Folha/PE

Comentários