Justiça de PE autoriza volta de visitas presenciais em presídios a partir desta quinta

 


As visitas presenciais nas unidades prisionais de Pernambuco voltam a ocorrer a partir do dia 1º de abril. De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), os protocolos sanitários devem ser mantidos. Idosos acima de 60 anos, crianças e gestantes não estão autorizados a fazer visitas aos presos. A entrada de pessoas externas nas penitenciárias estava suspensa  até o dia 31 de março, devido as determinações do Governo de Pernambuco.

“Ouvimos as autoridades em saúde e decidimos retomar a visitas dentro das regras que todos já conhecem, dessa forma, vamos manter o controle da pandemia dentro dos presídios como estamos fazendo há um ano”, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. O secretário destacou que a medida foi tomada conforme orientações sanitárias.

De acordo com a secretaria, cada unidade prisional deverá cumprir as regras de acesso rigorosamente. Entre o cumprimento dos protocolos sanitários está o intervalo de 15 dias entre os encontros; um visitante por preso, não podendo ser idoso (mais de 60 anos), criança ou gestantes; o uso obrigatório de máscaras; e tempo de visita limitado a três horas.

De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), as visitas virtuais permanecem disponíveis a fim de manter o vínculo afetivo entre as pessoas privadas de liberdade e seus parentes. Os interessados podem fazer contato com o setor Psicossocial da unidade prisional.

Higienização

Na última sexta-feira (26), as unidades prisionais em território pernambucano receberam higienização para prevenir a disseminação da Covid-19 entre os presos, os servidores e familiares. Segundo dados da Seres, neste ano foram distribuídas 49.110 máscaras faciais, além de realização de palestras sobre medidas essenciais na prevenção da doença. Foram registrados nove óbitos pelo coronavírus no sistema prisional do estado, desde o início da pandemia.

Fonte - DP

Comentários