O índice que mede a variação de preços ao consumidor da terceira idade (IPC-3i), ou seja, a cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, registrou no quarto trimestre de 2019, variação de 1,19%, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Em 12 meses, o IPC-3i acumula alta de 4,18%. Com esse resultado, a variação do indicador ficou acima da taxa acumulada pelo índice geral IPC-BR, que foi de 4,11%, no mesmo período.
Na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2019, a taxa do IPC-3i registrou acréscimo de 0,71 ponto percentual, passando de 0,48% para 1,19%.
Cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A principal contribuição partiu do grupo Alimentação, cuja taxa passou de -1,76% para 3,11%. O item que mais influenciou o comportamento desta classe de despesa foi carnes bovinas, que variou de 26,03 no quarto trimestre, ante 1,89%, no anterior.
Contribuíram também para o acréscimo da taxa do IPC-3i os grupos: Transportes (-0,37% para 2,47%), Despesas Diversas (0,34% para 6,73%), Educação, Leitura e Recreação (-0,34% para 1,29%) e Vestuário (-0,59% para 0,80%).
Nestas classes de despesa, destacam-se os itens gasolina (-2,58% para 5,69%), jogo lotérico (0,00% para 39,04%), passagem aérea (-10,75% para 11,93%) e roupas (-0,74% para 1,07%).
Em contrapartida, os grupos Habitação (2,14% para -0,66%), Comunicação (1,07% para 0,11%) e Saúde e Cuidados Pessoais (1,01% para 0,89%) apresentaram recuo em suas taxas de variação.
Nestas classes de despesa, destaque para os itens tarifa de eletricidade residencial (9,49% para -6,05%), tarifa de telefone residencial (1,73% para 0,05%) e medicamentos em geral (0,33% para -0,42%).
Comentários
Postar um comentário
Regras básicas para Publicação de Comentário
Não será aceita as seguintes linguagens: Que
Sejam obscenos ou de linguagem erótica e grosseira,Violem direitos
autorais, Propagandas a si próprio ou a terceiros, Demonstrem
racismo violência ódio ou promovam qualquer tipo
de preconceito contra segundos e terceiros, Estimulem a violência
e ataque ao próximo, Spam, Links,
e Nicks Sociais maliciosos ou não,Sejam
falsos ou infundados ou até de má intenção, Que
não sejam pertinentes ao assunto da matéria,Criticas
sugestões, ou contato não serão postados aqui apenas em nosso
formulário de contato, Fique bem claro que os comentários aqui
postados, são de inteira responsabilidade
de seus autores, publicadores e divulgadores.