Vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro

O prazo para vacinação de bezerras bovinas e bubalinas termina no dia 31 de dezembro no Tocantins. Os produtores rurais que deixarem de vacinar dentro deste prazo podem pagar multa de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para emissão de Guia de Trânsito Animal até que o rebanho seja vacinado.
A vacinação é para bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade. Em 2019, o Tocantins registrou um caso de brucelose em bovino. No primeiro semestre deste ano foram vacinadas 440.815 animais, atingindo 95,97% do rebanho.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), após a vacinação o produtor deve realizar a movimentação do rebanho e declarar a vacinação, com apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação. O prazo para declaração é até o dia 10 de janeiro.
A Adapec também ressalta que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por um médico veterinário ou auxiliar de vacinador cadastrado.

Comentários