Gonzaga Patriota diz que desastre com óleo terá consequências irreparáveis



O pesadelo ambiental que o Nordeste brasileiro vive por conta do óleo que atingiu as praias foi destaque no discurso do deputado federal Gonzaga Patriota na tarde desta terça-feira (05). O parlamentar avaliou que esse desastre terá consequências irreparáveis para a região.
“A contaminação do óleo nas praias do Nordeste deixará sequelas, tanto para o meio ambiente, como para quem depende dele para sobreviver. É um desastre sem precedentes no país. Infelizmente, já que os governos não chegam junto, a sociedade está se organizando. Pernambuco tem dez municípios que foram atingidos e aí são mais de 60 praias e o Governo do Estado, com a sociedade estão fazendo a sua parte”, disse.


Em entrevista ao Jornal EL PAÍS, o geógrafo e geocientista Tiago Marinho, doutorando da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o biólogo André Maia explicam que o petróleo de origem venezuelana, conforme indicam suas características físico-químicas, atestadas por pesquisadores do departamento de Geociência da Universidade Federal da Bahia (UFBA), já atingiu 9 Estados nordestinos, mais de 80 municípios e mais de 200 localidades.

A Marinha trabalha com a hipótese de que o vazamento partiu de um navio clandestino e que opera fora dos radares. O Governo de Pernambuco informou que 1.358 toneladas de óleo foram retiradas das praias nos últimos oito dias, até a última quinta-feira. Dez municípios e 28 praias foram atingidas pelo vazamento, entre elas as mais importantes do balneário turístico no litoral sul.


Diante da lentidão das autoridades, milhares de pessoas vêm enfrentando o trabalho quase impossível de limpar as praias com as próprias mãos, muitas vezes sem qualquer tipo de proteção. Em Pernambuco, muitas delas tiveram que buscar clínicas e hospitais por causa de sintomas de intoxicação.

Comentários