Em quatro dias, Pernambuco recolhe 71 toneladas de óleo das praias do litoral

Desde a quinta (17) até este domingo (20), Pernambuco recolheu 71 toneladas de resíduos das praias do litoral do estado. Entre os municípios pernambucanos atingidos estão São José da Coroa GrandeBarreirosTamandaréRio FormosoSirinhaémIpojuca e Cabo de Santo Agostinho.
O secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, também confirmou o recolhimento de uma mancha de óleo em alto-mar em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. “Conseguimos detectar uma mancha em alto-mar e, à tarde, um barco estava fazendo a contenção”, afirmou.
Ao todo, 400 pessoas do governo estadual trabalharam para conter as manchas neste domingo (20). Ainda segundo Bertotti, 60 toneladas do material foram encaminhadas ao Centro de Tratamento de Resíduos em Igarassu, no Grande Recife.
Voluntários retiram óleo da Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho, neste domingo (20) — Foto: Salve Maracaípe/Reprodução/Whatsapp
Voluntários retiram óleo da Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho, neste domingo (20) — Foto: Salve Maracaípe/Reprodução/Whatsapp
Também neste domingo, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por representantes da Marinha, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Ibama informou que, desde o dia 2 de setembro, foram recolhidas mais de 600 toneladas de resíduos das praias do litoral nordestino, ao longo dos 2.250 quilômetros afetados pelo óleo.
Em entrevista, à noite, o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco cobrou ações de auxílio do governo federal. “O governo federal ainda não está suprindo as necessidades suficientes previstas no Plano Nacional de Contenção de Vazamento de Óleo em Água”, afirma.
A Justiça Federal concedeu, também neste domingo (20), uma liminar a partir de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal para que, em Pernambuco, o governo federal disponibilize todos os equipamentos necessários para fazer o processo de contenção do óleo.
Mancha de óleo é vista em Suape, no Litoral Sul de Pernambuco — Foto: Salve Maracaípe/Reprodução/WhatsApp
Mancha de óleo é vista em Suape, no Litoral Sul de Pernambuco — Foto: Salve Maracaípe/Reprodução/WhatsApp
Questionado pelo G1 sobre o total em recursos solicitado ao governo federal, Bertotti afirmou que “nesse momento não vai falar em números, mas em equipamentos e recursos”. “Se o governo federal não suprir essas necessidades, o governador Paulo Câmara autorizou que a gente fizesse a compra dos materiais. O secretário de Planejamento está dirigindo esse processo de logística”, afirmou Bertotti.
Para a segunda (21), um sobrevoo está marcado pela manhã. “Ainda tem gente trabalhando nesse processo de monitoramento e no processo de recolhimento de resíduos”, disse. No CTR Pernambuco chegaram 60 toneladas de resíduos descartados adequadamente.


Comentários