Ônibus elétrico passa por fase de testes no Recife

Um ônibus elétrico começou a ser testado no Recife, fazendo a linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, que circula entre as zonas Oeste e Sul da capital pernambucana. Por ser movido a energia elétrica, o veículo não emite gases poluentes e também não consome combustível.
Segundo a empresa Mobi-PE, o veículo deve passar dois meses em período de testes com passageiros, que começaram na quarta-feira (25). O objetivo da ação é avaliar o desempenho do coletivo em uma linha regular e verificar a possibilidade de utilizar novas tecnologias de frota.
O ônibus tem capacidade para 80 passageiros, é maior que um coletivo convencional, mas menor que um BRT. Para se locomover, o veículo usa baterias, que são carregadas na garagem, entre três ou quatro horas.
Com isso, é possível rodar até 300 quilômetros. É o equivalente, por exemplo, à distância entre o Recife e a cidade de Águas Belas, no Agreste. A operação do ônibus é feita em parceria com a empresa chinesa Build Your Dreams, uma das fabricantes globais de veículos elétricos.
Além dos testes na referida linha, o ônibus elétrico é testado durante o festival REC’n’Play, entre os dias 2 e 5 de outubro, e na Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas, entre 6 e 8 de novembro, no Bairro do Recife, na área central da capital.
Fonte - G1 PE

Comentários