Forró, amizade e negócios: veja quem assume o comando da Embratur


Empresário do setor de turismo nas cidades de São Miguel dos Milagres (AL) e Ipojuca (PE) e fundador da banda Brucelose, o médico veterinário Gilson Machado Guimarães Neto vai presidir o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

A nomeação do novo titular – o quarto na gestão Bolsonaro – está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21). Gilson Machado Neto chefiava a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente.

O documento traz ainda decreto presidencial que torna sem efeito a nomeação do empresário Paulo Roberto de Oliveira Senise como presidente da Embratur.

Executivo formado em Hotelaria, Senise já foi presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) e sua nomeação para a Embratur havia sido formalizada no último dia 10.

Ele tinha sido escolhido para substituir a ex-deputada Teté Bezerra (MDB-MT), que pediu demissão no fim de março.

A Embratur é um órgão da estrutura do Ministério do Turismo, comandado pelo ministro Marcelo Henrique Teixeira Dias, que é conhecido como Marcelo Álvaro Antônio e filiado ao PSL, mesmo partido de Bolsonaro.

O motivo da anulação da nomeação de Paulo Senise e a escolha de Gilson Machado Neto para o comando da Embratur não foi informado na publicação.

Plantador de coco e tocador de sanfona, proprietário de duas rádios em Pernambuco (Gravatá) e Alagoas (Maragogi), Gilson Machado Neto aderiu à campanha presidencial no início do ano passado, tornando-se pré-candidato ao Senado pelo PSL. O partido em Pernambuco decidiu depois que não teria chapa majoritária.

No seu Facebook, o hoje presidente da República aparece com destaque em uma sequência de postagens, em algumas deles com vídeos mostrando a interação entre Bolsonaro e o nomeado para a Embratur.

Uma das gravações, de maio de 2018, mostra Gilson Machado Neto tocando Asa branca a pedido do então candidato em um restaurante em Ribeirão Preto (SP). “Estava tocando um sertanejo raiz,ele pediu Asa branca! Para matar saudade da época que morou em Recife e de seus parentes no Ceará! Ainda dizem que ele não gosta do Nordeste!!!”, escreveu. 

Fonte - Agência Estado

Comentários