Aplicativo e-notariado que facilita serviços de cartórios é lançado em Pernambuco

Serviços notariais serão facilitados para os cidadãos brasileiros através de uma plataforma online. É que em abril o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB) lançou o e-notariado, um aplicativo disponível nos sistemas operacionais do iOS e do Android, que oferecem serviços disponibilizados nos balcões dos tabelionatos. E essa plataforma será lançada oficialmente para os tabeliães em Pernambuco nesta quinta-feira (30).
De acordo com o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Paulo Roberto Ferreira, a plataforma permite que os tabeliães trabalhem fazendo contratos gratuitamente pelo app. “Oferecer os serviços online aos cidadãos permite uma desburocratização. Os contratos terão uma validação jurídica, ou seja, haverá uma segurança e praticidade na atividade notarial”, explicou Ferreira.
Serviços como contrato de locação, escritura de compra e venda de imóvel, autorização de viagem de menores de idade e validação de firma poderão ser agilizados pela plataforma. “Será uma transição para que aquele serviço presencial seja passado para a plataforma online. Criaremos uma rede de informações e divulgação para que os tabeliães e os cidadãos comecem a conhecer a plataforma. Será uma rede de conhecimento a ser implantada”, comentou o segundo vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil, Filipe Andrade Melo.
O passo a passo para se criar uma conta no aplicativo é simples. Primeiro, baixa o aplicativo, depois vai até um tabelionato de sua preferência para fazer a validação presencial através da identificação biométrica (foto e registro da digital) e depois já estará liberado para o uso. “Estamos no processo de implantação no Brasil. Quando todos estiverem com acesso, serão quase nove mil tabelionatos, além dos cidadãos, utilizando a plataforma”, destacou Ferreira.
Fonte - FolhaPE

Comentários