ONS determina interrupção de hidrelétrica para que lama de Brumadinho não atinga Três Marias

Na tentativa de evitar que os rejeitos da barragem de Brumadinho cheguem ao rio São Francisco, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou ontem a interrupção das atividades da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, na região Central de Minas. Se a operação não der certo, a lama atingirá a Usina de Três Marias, a primeira barragem do Velho Chico, entre 15 e 20 de fevereiro.
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a previsão é a de que a lama, que percorre o leito do rio Paraopeba – um dos afluentes do Velho Chico – a 1 km/h chegue à primeira usina entre 5 e 10 de fevereiro.
Se o sistema de Retiro Baixo, entre Curvelo e Pompéu, não amortecer os rejeitos, após atingirem Três Marias eles chegarão a Januária, Jaíba e Pirapora, cortadas pelo rio São Francisco.
Ontem, a ANA minimizou os riscos de uma eventual contaminação do Velho Chico. Segundo a assessoria do órgão, os impactos não seriam “drásticos”. “O que pode vir a acontecer é que os rejeitos afetem hidrelétricas e ribeirinhos que usam essa água para consumo”. A agência não esclareceu se alguma medida será tomada com relação a essa população.
Também por meio de assessoria, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou que a maior probabilidade era a de que os rejeitos chegassem “em menor quantidade ou quase nada no rio São Francisco”, o que dependeria, ainda, das chuvas.
Apesar do cenário, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, está otimista.
“O que aconteceu no Paraopeba pode ser definido como um desastre ambiental grande porte, mas o rio pode ter salvado o São Francisco. Há uma grande chance de a usina de Retiro Baixo conseguir amortecer a lama e evitar que ela chegue a Três Marias. E o Paraopeba, por sua extensão, também ajuda a ir diluindo essa lama ao longo do caminho”, explica.
De acordo com a assessoria do ONS, com o desligamento da usina de Retiro Baixo, o reservatório poderia represar a lama.

Comentários