Brasil tem mais de 2,5 mil casos de sarampo confirmados

Balanço divulgado nesta quarta-feira (31) mostra um total de 2.564 casos de sarampo confirmados em todo o território nacional. De acordo com o Ministério da Saúde, 2.126 registros ocorreram no Amazonas e outros 345 em Roraima. Todos estão relacionados à importação do vírus D8, que circula na Venezuela e provocou um surto da doença que teve início em 2017.
Nos dois estados, o aumento de casos registrados deve-se à confirmação de notificações de semanas anteriores, que ainda estavam em investigação.
Portanto, não são novos registros. Em Roraima, a maior concentração de casos se deu entre fevereiro e abril deste ano. Já no Amazonas, a queda começa no início de agosto. De acordo com o ministério, mais 7.611 casos estão em investigação no Amazonas e outros 50 em Roraima.
Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Sul (43); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Distrito Federal (1) e Sergipe (4). Até o momento, no Brasil, foram confirmados 14 óbitos por sarampo, sendo quatro óbitos no estado de Roraima e 8 no Amazonas.

Comentários