Uber deixa de cobrar taxa fixa dos motoristas

O Uber está mudando a forma como os motoristas são remunerados no Brasil. Em vez de receberem um valor fixo, eles serão pagos de acordo com a distância percorrida e o tempo gasto.
No novo modelo, o passageiro continuará pagando pela estimativa da viagem, calculada antes de o trajeto ser percorrido. No entanto, o motorista será remunerado pela distância e tempo reais do percurso — não em porcentagem.
Dessa forma, se houver trânsito, o Uber vai pagar um valor maior ao motorista. E caso ele percorra uma distância longa num curto espaço de tempo, a empresa paga um valor menor. Esse modelo de cobrança funciona nos EUA há um ano.
O Uber explica essa mudança com a imagem abaixo. No modelo anterior, o motorista do UberX receberia sempre R$ 30 em qualquer uma das viagens.
Até então, motoristas do UberX tinham que pagar taxa fixa de 25%, enquanto o UberBlack cobrava 20%. Isso podia ser um problema quando o aplicativo estimava que a corrida seria rápida, mas havia trânsito.
Nesse caso, o passageiro pagaria pouco, e o motorista não seria remunerado pelo tempo adicional na corrida, nem por percorrer uma distância maior se quisesse fugir do engarrafamento.
A nova remuneração continuará levando em conta o preço dinâmico, nos horários em que a demanda é muito alta. O Uber também cobra um valor fixo de R$ 0,75 em cada corrida, mais os impostos que variam de cidade para cidade.
O Uber tem mais de 500 mil motoristas cadastrados no Brasil. Em algumas cidades, eles podem receber uma gorjeta opcional paga pelo passageiro.

Comentários