Segundo momento de encontros em atenção à pessoa idosa tem início no Sertão

idosos
O objetivo é promover capacitação, formação e educação continuada dos profissionais, gestores e técnicos que lidam diariamente com a pessoa idosa.

Os encontros em atenção aos direitos da pessoa idosa, promovidos pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), aportam nesta segunda-feira (07/05), em três municípios do sertão pernambucano: Araripina, Salgueiro e Serra Talhada. Os encontros, que também acontecem na quarta (09) e sexta-feira (11), têm como objetivo promover capacitação, formação e educação continuada dos profissionais, gestores e técnicos que lidam diariamente com a pessoa idosa.
O propósito é ofertar um espaço de troca de conhecimento acerca do envelhecimento com foco na articulação e fortalecimento das políticas públicas e setoriais que integram a rede de prevenção, proteção e defesa dessa população. A expectativa é receber cerca de 500 pessoas de 56 municípios do entorno.
Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico reforça que é preciso alavancar o debate sobre a pessoa idosa. “A proteção a esse público é um dever do Estado, e estamos trabalhando para fortalecer as políticas públicas voltadas ao segmento, formando profissionais, promovendo o empoderamento da pessoa idosa e fiscalizando ILPI’s, por exemplo, mas esse monitoramento também cabe à sociedade, que pode e deve denunciar qualquer tipo de violação” pontua. 
As atividades já percorreram o Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR) e é uma realização da SJDH, por meio da Executiva de Segmentos Sociais, Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e Projeto HumanIdade. Também são parceiras no projeto a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Confira a programação:
SERTÃO DO ARARIPE E SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
Araripina (07/05/2018 das 08h às 16h)
Faciagra – Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina
PE- 615 s/n, Vila Santa Maria – Araripina. 

SERTÃO CENTRAL E SERTÃO DE ITAPARICA
Salgueiro (09/05/2018 das 08h às 16h)
FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
Rua Antônio Filgueira Sampaio, 134, Nossa Senhora das Graças – Salgueiro. 

SERTÃO DO MOXOTÓ E SERTÃO DO PAJEÚ
Serra Talhada (11/05/2018 das 08h às 16h)
FIS – Faculdade de Integração do Sertão
Rua João Luiz Melo, 2110, Tancredo Neves – Serra Talhada.

SERVIÇO- A política pública de prevenção de violações e promoção dos direitos da pessoa idosa é uma prioridade do Governo de Pernambuco, que executa essas e outras ações através da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Pessoa Idosa (CIAPPI).
CIAPPI – CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA À PESSOA IDOSA

Através de uma equipe multidisciplinar, o CIAPPI oferece escuta humanizada, orientação psicossocial e jurídica, além de monitoramento dos casos encaminhados.
Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro – Recife.
Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.
Fone: 3182-7649 / 3182-7607

SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Tem por competência coordenar e monitorar a implementação da Política Estadual da Pessoa Idosa, a fim de valorizar, promover e defender os direitos desse público.
Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.
Fone: 3183.3094

Comentários