Pernambuco reduz roubo de cargas no primeiro trimestre

sds

De janeiro a março de 2018, ocorrências registradas pela SDS tiveram redução de 19,4% em relação ao mesmo período de 2017.

O combate ao roubo de cargas vem dando resultado em Pernambuco. No primeiro trimestre de 2018, as ocorrências tiveram redução de 19,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os furtos também caíram em 14,3% de janeiro a março deste ano. A Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) vem fortalecendo a repressão a esse tipo de crime com o trabalho da Força-Tarefa Cargas.

Implantada em março deste ano, a FT Cargas é coordenada pela Secretaria Executiva de Defesa Social e integrada pelas por diversos setores das operativas da SDS. Conta, ainda, com a parceria permanente da Polícia Rodoviária Federal, uma vez que parte significativa das investidas ocorre em rodovias federais.

O mapeamento das quadrilhas vem possibilitando uma atuação efetiva por parte das forças de segurança e também uma uniformização dos procedimentos. No início deste mês de abril, a Polícia Civil conseguiu prender dois policiais civis e um militar que pretendiam apropriar-se de uma carga apreendida. Eles revenderiam 130 mil cigarros contrabandeados do Paraguai. E em janeiro último seis integrantes de uma mesma quadrilha foram capturados na Operação Miritiba. Os criminosos furtavam bens de lojas de grandes magazines.

Mais prisões e operações de repressão qualificada serão desencadeadas, a partir de integração dos sistemas de inteligência, além de investigações em parceria com outros estados e instituições. “Essa troca de informações é muito positiva, pois podemos estudar os diversos aspectos que envolvem esse tipo de crime e as melhores estratégias de prevenção e repressão que tragam redução aos índices de roubos e furtos de cargas”, ressaltou o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.Também participam das reuniões da FT Cargas representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindicombustíveis), do Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo (Sinregás) e do Sindicato dos Empregados de Postos de Combustíveis (Sinpospetro).

Comentários