Hospital de Custódia lembra luta antimanicomial com evento para pacientes

ses
O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), vinculado à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), promove, até esta sexta (18 de maio), a 1ª Semana da Luta Antimanicomial. O encontro ocorre em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) e visa, no HCTP, promover atividades coletivas com foco na reforma psiquiátrica integrando a equipe multidisciplinar e pacientes, além de empoderar as pessoas privadas de liberdade (PPLs) conscientizando-as dos seus direitos.
Nesta quarta (16/05), a partir das 9h30, os pacientes com comprometimento motor participarão, na área externa do hospital, do momento “Interação Corpo e Mente”, voltado para atividades corporais como alongamentos, exercícios relaxantes, além de uma roda de conversa sobre a campanha. Na discussão, serão abordadas as dificuldades físicas do dia a dia e a importância de cuidar da saúde e da prática do exercício físico. O secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, considera o encontro um olhar oportuno e especial para os que cumprem medidas de segurança. “É interessante que tragamos os PPLs para as discussões que dizem respeito à sua saúde e bem estar, assim como, aos seus direitos como pessoa”, destaca.      
Na quinta (17/05), será a vez do tema “O Papel da Psicologia na Reinserção do Paciente à Sociedade”. Na ocasião, 20 PPLs construirão um painel coletivo, farão parte da dinâmica de integração e assistirão a vídeos com ex-pacientes. Para finalizar a Semana, na sexta (18/05), será abordado o tema: “Vivência dos PPLs que Lidam com Drogas e seu Contexto”. “Este evento é uma forma de vislumbrarmos o resgate da autoestima dos usuários do HCTP”, afirmou a gerente do HCTP, Cecy Assis.   
Desde a última segunda-feira que diversos assuntos vêm sendo discutidos no encontro como a moradia nas residências terapêuticas, os Centros de Atenção Psicossocial e a forma como os reeducandos se veem, esse último tema ilustrado com um ensaio fotográfico dos pacientes. Estão envolvidos na ação psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Comentários