Haddad: registrar candidatura de Lula é “única agenda” do PT

Registrar a candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva é “a única agenda do PT”, disse no início da noite desta quarta-feira (11) o ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad, apontado como possível “plano B” do partido caso a Justiça barre a tentativa do ex-presidente de buscar o terceiro mandato. “Não é que o PT ainda aposta em Lula. O PT só aposta em Lula. Não há outra discussão no partido. A decisão da executiva [nacional] está tomada. No dia 15 de agosto, o partido vai registrar a candidatura de Lula, em qualquer circunstância”, disse Haddad, que foi a Curitiba participar de ato político no acampamento montado por apoiadores do ex-presidente ao lado do prédio da Polícia Federal, no extremo norte da cidade, onde ele está preso desde o sábado (7). “É a única agenda do PT”, garantiu. Mais cedo, também em Curitiba, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner dissera que não é momento de discutir nomes para uma candidatura presidencial, mas sim de formar “uma plataforma que unifique o campo progressista”.  “O nome é uma consequência da força dessa plataforma”, falou, antes de abrir a hipótese de que o PT apoie um nome de outro partido: “Se vier a interdição, já se terá acumulado o suficiente para escolher alguém dentro ou fora do partido, não sei em que conjuntura.”
Questionado a respeito, Haddad tergiversou. “Wagner disse que há uma unidade do campo progressista em torno da democracia. A questão democrática está recolocada no Brasil. Por isso a unidade foi reconstruída em tempo recorde, [com] PSOL, PDT, PCdoB, PT, PSB. [Ontem] Tivemos aqui dez governadores (na verdade, foram nove). Qual a personalidade que reuniria num só dia, para uma visita, dez governadores que estão no registro de suas funções?”, afirmou o ex-prefeito. Foi, então, questionado sobre a ausência de Ciro Gomes em Curitiba — o presidenciável do PDT ainda não manifestou a intenção de participar de atos em favor de Lula na cidade em que ele está preso. “Ciro é uma liderança importante, o PDT está em contato permanente com o PT. Ele tem a agenda dele, mas sabemos do sentimento de solidariedade que une Ciro a essa plataforma”.
Haddad retorna a São Paulo na manhã desta quinta-feira (12), e não visitará o ex-presidente. Mas o ex-prefeito informou que familiares do petista já estão em Curitiba e deverão se encontrar com ele.

Comentários