Lafepe produzirá medicamentos para hepatite C e esclerose múltipla

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe) – conquistou a aprovação de mais duas propostas de projetos executivos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com laboratórios privados. Entram na pauta de fabricação do equipamento pernambucano o medicamento Fingolimode (em parceria com o laboratório  Novartis) para tratamento da esclerose múltipla e o fármaco Sofosbuvir (em parceria com o laboratório Gilead) para pacientes com hepatite C.
Os medicamentos serão adquiridos pelo Ministério da Saúde e distribuídos através do Sistema Único de Saúde (SUS). A aprovação das 37 novas PDPs contemplando o Lafepe e outros laboratórios públicos está registrada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (27.03). A publicação citou, ainda, outras três PDPs aprovadas  para o laboratório pernambucano em dezembro do ano passado.
Além das produções para  tratamento da hepatite e esclerose múltipla, a unidade pernambucana também  ficará responsável pelo fornecimento do antirretroviral Darunavir, a ser desenvolvido e produzido junto com o laboratório Janssen. Outro antirretroviral que levará a marca Lafepe será o Dolutegravir, em parceria com a empresa Blanver. O antiviral Oseltamivir integra a lista dos novos medicamentos e será fruto da parceria com o laboratório privado Cristália.
Os cinco termos de compromisso, entre o Ministério da Saúde e o Lafepe, referentes às novas PDPs, já foram assinados pelo presidente da unidade pernambucana, Flávio Gouveia. Isso aconteceu durante reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça, em Brasília. Na ocasião, o gestor destacou a importância das novas aquisições confiadas ao Lafepe. “O desenvolvimento e produção desses medicamentos, com entes privados de referência internacional, representarão para o laboratório pernambucano um grande salto na capacidade tecnológica e no incremento comercial, com expressivo reflexo no faturamento. Trata-se de relevante conquista para a população que ganhará um Lafepe ainda mais fortalecido no atendimento às políticas de Saúde Pública”, pontuou o diretor-presidente.
O  Lafepe vem se solidificando como referência para o Ministério da Saúde. Na semana passada, a visita de duas representantes do MS atestou o cenário de desenvolvimento conquistado com os investimentos oriundos das primeiras PDPs. E por falar nessas parcerias, o Lafepe foi o primeiro laboratório público a fechar todas as etapas de uma PDP. No ano passado, internalizou a produção dos psicotrópicos Clozapina, Olanzapina e Quetiapina; atingindo 60 milhões de comprimidos, nessa classe terapêutica.

Comentários