Movimentação turística resultou em injeção econômica 30% superior à 2017. Avaliação dos
visitantes sobre os dias de folia no Estado também foi positiva..
visitantes sobre os dias de folia no Estado também foi positiva..
O carnaval de Pernambuco foi gigante. A magia dos dias de momo alcançou números impressionantes de público visitante e receita turística, impactando diretamente nos 52 segmentos da economia do Estado ligados ao turismo. A pesquisa do Governo de Pernambuco, realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer entre os dias 5 e 18 de fevereiro (semana pré e pós carnaval), revela que o Estado recebeu 1,7 milhões de turistas no carnaval, cerca de 8% a mais que em 2017, com os 1,5 milhões de turistas recebidos há época. O gasto médio dos visitantes foi de R$ 155 a R$ 378. No geral, turistas e excursionistas injetaram R$ 1,6 bilhões nos cofres de Pernambuco. A receita superou as projeções, principalmente no comparativo com 2017, quando os turistas movimentaram R$ 1,2 bilhões. Comparado ao último ano, o incremento foi quase 30% superior.
A taxa de ocupação hoteleira também confirma o bom desempenho do Estado no período carnavalesco. A média registrada nos meios de hospedagem foi de 96% de ocupação. No comparativo da taxa de ocupação hoteleira dos principais destinos indutores do Estado, em relação ao carnaval 2017, a variação foi 1,8% superior - em 2017 a ocupação foi de 93% .
No Aeroporto Internacional do Recife, a movimentação de passageiros registrada nesse ano foi de 312.770, entre pousos e decolagens, representando também um incremento quase 30% superior ao ano de 2017, com os 243.378 passageiros registrados.
“Pernambuco realizou o seu maior carnaval, em 2018. Batemos recorde de público nos polos de folia do Estado com baixos índices de violência. Foi um carnaval de paz. A movimentação econômica, por outro lado, cresceu de forma extraordinária. Fruto, principalmente. do trabalho realizado pelo Governo de Pernambuco nos últimos anos, com a captação de novos voos que refletiram diretamente nos principais mercados emissores para o carnaval. Pernambuco tem driblado a instabilidade econômica do país com ações efetivas e muito trabalho. Os resultados da maior festa popular do Brasil comprovam tudo isso”, avalia o secretário executivo de Planejamento Turístico e Gestão de Pernambuco, João Vinícius Figueiredo.
DADOS GERAIS
- Mais de 50% dos entrevistados na pesquisa visitavam o Estado pela primeira vez;
- Cerca de 97% dos turistas avaliaram entre “ótimo e bom” os principais polos do Carnaval de Pernambuco 2018;
- Quase 97% do público revelou pretensão de voltar ao Carnaval de Pernambuco;
- Principais polos de folia visitados: Olinda / Recife Antigo / Galo / Porto de Galinhas / Boa Viagem;
- Principais emissores nacionais: São Paulo (27,52%) / Rio de Janeiro (14,31%) / Bahia (4,63%) / Paraíba (4,09%) / Distrito Federal (3,95%);
- Principais emissores internacionais Argentina (39,19%) / Portugal (18,92%) / Suíça (8,11%) / Itália (5,41%) / Alemanha (5,41);
- A permanência média dos turistas foi de 8 dias;
- Na ocupação hoteleira do Estado, o destaque ficou com Recife, Olinda, Nazaré da Mata e Gravatá.Os municípios registraram ocupação quase total dos meios de hospedagem - entre 97% e 100%.
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