WORKSHOP “INCLUSÃO ESCOLAR NA PRÁTICA: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR”


Organização: APAE de Serra Talhada

Local: Auditório da Câmara Municipal de Vereadores

Apoio: Colégio Primeira Classe, Colégio Francisco Mendes, Colégio Nova Geração, Escola Santa Izabel, Escola Mina Nenêm, Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada 

Inscrição: 120,00 reais (70,00 até o dia 31/10)

Certificado: 12 horas

Agenda:
Sexta-feira, 10-11-2017
18h00 - 18h30 - Credenciamento
18h30 - 22h00 - Percurso para a construção de uma Educação Inclusiva

Sábado, 11-11-2017
08h00 - 10h15 - Pensando em uma Escola Inclusiva
10h15 - 10h30 - Coffee-break
10h30 - 13h00 - Pensando em uma Escola Inclusiva
13h00 - 14h00 - Intervalo para almoço
14h00 - 16h00 - Adaptações curriculares: estratégias facilitadoras

Público Alvo: professores, pais, mediadores, psicopedagogos, psicólogos, estudantes de Pedagogia, Serviço Social e demais Licenciaturas das áreas afins, interessados em geral no tema.

Objetivo: a atuação de profissionais da Educação vem se constituindo em condição fundamental na inserção de estudantes com necessidades educacionais especiais dentro do processo de ensino-aprendizagem. Para que isto ocorra de forma satisfatória para todos os educandos em igualdade de oportunidades, faz-se necessário que todos os integrantes da comunidade escolar estejam preparados para atuar como sujeitos da diversidade e agentes da inclusão. Neste sentido este workshop tem por objetivo auxiliar profissionais que lidam em sua prática com diferenças individuais na tentativa, portanto, de promover a reorganização das instituições escolares no atendimento as diversidades existentes.  

Principais tópicos abordados: legislação, adaptação de currículo e de conteúdo, plano de desenvolvimento individual (PDI), mediador escolar, dente outros.

Profissionais envolvidas:
Danielle Bartira de Melo Marçal  -  Possui graduação em Pedagogia pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FACOTTUR e Pós Graduação em Neuroeducação e Primeira Infância – Cerebrum/ UPE (em formação).  Atua como professora da rede particular de ensino de Garanhuns há 17 anos. É proprietária e idealizadora do Espaço Casulo, onde exerce a função de gestora e Psicopedagoga há 3 anos. Atua também como coordenadora do curso de formação de mediadores “Inclusão e Mediação”. Possui experiência e ministra palestras nas áreas de Autismo, TDAH, Dislexia e demais dificuldades de aprendizagem.

Magda Letícia Bezerra Mendonça – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns UFRPE/UAG, Especialização em Psicopedagogia Institucional pela UPE e Psicopedagogia Clínica pelo CEPAI/ UNICAP, Especialização em andamento em Neuroeducação e primeira infância  Instituto Cerebrum/ UPE. É professora da rede municipal de Garanhuns, tendo 10 anos de experiência em sala de aula, e professora do curso de Psicopedagogia das Faculdades Montenegro. Atua na área de avaliação e intervenção psicopedagógica há 8 anos, tendo experiência de acompanhamento nas áreas de Autismo, TDAH, dislexia e demais dificuldades de aprendizagem. Atua também como coordenadora do curso de formação de mediadores “Inclusão e Mediação”

Mylena Carla Almeida Tenório - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns UFRPE/UAG, Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo ISEP, Mestrado em Educação em andamento na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Atuou como mediadora de criança autista na rede particular de ensino durante 3 anos, participando de vários congressos e formações na área, inclusive como palestrante. Atualmente, ministra disciplinas no curso de Psicopedagogia da Faccotur e é uma das moderadoras do curso de formação de mediadores “Inclusão e Mediação”.

Comentários