Ainda mais magro, Edson Lima diz que cirurgia para reverter redução de estômago foi adiada


O cantor Edson Lima, da banda Gatinha Manhosa, que tem impressionado por sua condição física, usou as redes sociais para divulgar um novo vídeo sobre seu estado de saúde. O impacto das imagens de Edson Lima magérrimo, tem gerado nos últimos dias especulações nas redes sociais. Mas o cantor nega que seja algo muito grave.
Edson Lima realizou em 2009 uma cirurgia de redução do estômago que o fez perder bastante peso, mas apresentou complicações segundo ele por fata de acompanhamento do processo de redução.
O cantor afirmou que não houve nenhum problema ligado a câncer como especulado. “Vou ter que fazer uma reversão da cirurgia que fiz há oito anos atrás. Essa cirurgia precisava de um acompanhamento, de nutrientes, de vitaminas, e na realidade eu não vinha sendo acompanhado neste tempo, exagerava e fui perdendo força e o controle da situação. Isso veio afetar agora, depois de quase sete anos”.
A cirurgia de reversão da redução seria hoje, mas o cantor disse que o procedimento foi adiado. “Acabei de sair da avaliação médica e a minha equipe médica achou por bem não fazer hoje a cirurgia. Decidiram me avaliar por mais alguns dias para fazer um procedimento com mais segurança”. Ele agradeceu o carinho e orações. “A qualquer momento estarei entrando em contato para dizer o dia e data exata”, afirmou.
      
Antes e depois de Edson Lima surpreendeu os fãs
Edson Lima garante que os contratantes que estão com shows seus no mês de junho não terão prejuízo. “Vou cumprir minha agenda sim, é uma cirurgia simples, de 40 minutos, vou passar quatro dias de repouso, e com sete dias volto aos palcos, com toda força, todo empenho”, concluiu o cantor.
Procedimento de redução é apenas uma parte do tratamento: O que ocorre com o cantor tem relação com o protocolo a ser seguido após o procedimento. O paciente que deseja se submeter à cirurgia precisa ser assistido por uma equipe multidisciplinar, composta por um clínico, cirurgião, psiquiatra, endocrinologista e nutricionista.
Os riscos estão mais relacionados à conduta do que à cirurgia propriamente dita. Na maioria das vezes as complicações ocorrem porque o paciente “não aderiu ao tratamento que se propôs”.
Dos  pacientes submetidos à cirurgia, menos de 10% continuam o acompanhamento regular junto ao médico. A reversão das cirurgias bariátricas é uma situação muito rara. Há algumas descrições em literatura médica de poucas reversões por causas diversas como hipoglicemia refratária a medidas clínicas e até mesmo emagrecimento extremo, porém a somatória do número de casos que foram revertidos e relatados em literatura cabem nos dedos das mãos.
Edson Lima é natural do Sítio Gama (distrito de Bom Nome), município de São José do Belmonte. Logo cedo,  passou a morar com a família em Serra Talhada. Em 1993, foi convidado para fazer parte da Banda Talismã. Produziu pela Limão com Mel oito CDs, e recebeu por eles seis discos de ouro.Em maio de 2000 lançou a banda Gatinha Manhosa.

Comentários