Recife inscreve para mais de 7 mil vagas em escolas municipais

                              Trinta por cento das vagas são reservadas para estudantes que neste ano letivo de 2016 cursaram escola pública municipal, estadual ou federal. / Foto: Guga Matos/ JC Imagem



A Rede municipal de ensino do Recife abre, nesta segunda-feira (26), uma nova etapa de reserva de vagas nas escolas, creches e creches-escolas públicas. São 7.725 vagas que sobraram após a primeira etapa da matrícula. Os responsáveis devem fazer a reserva da vaga até a sexta-feira (30), exclusivamente pela internet.
O próprio site de cadastro mostra quais as escolas mais próximas que ainda têm vagas disponíveis – através da internet, é possível consultar o mapa disponível no site de matrícula. O responsável deve anotar o número do comprovante da reserva de vaga para levar à escola na fase de confirmação de matrícula, junto com a documentação.
Ao fazer a reserva pela internet e confirmar a unidade de ensino escolhida no site, a vaga fica reservada, mas o responsável pelo estudante deve comparecer à escola ou creche para levar os documentos, comprovar os dados colocados no cadastro e fazer a confirmação presencial da matrícula, entre os dias 02 e 06 de janeiro.
Ao fazer a reserva da vaga, também é preciso informar se o estudante tem algum tipo de deficiência. Os alunos surdos devem priorizar a matrícula nas sete escolas que têm salas bilíngues, onde eles vão aprender Libras como primeiro idioma e português como segunda língua. Dessa forma, eles terão aulas de todas as disciplinas com professores que sabem Libras, eliminando a necessidade de intérprete.
As escolas municipais que têm salas bilíngues são: Padre Antônio Henrique (Derby), Mário Melo (Campo Grande), Rozemar de Macedo Lima (Casa Amarela), Vila Santa Luzia (Cordeiro), Governador Miguel Arraes de Alencar (Estância), Cristiano Cordeiro (Cohab/Ibura) e Karla Patrícia (Boa Viagem).
Ao todo, foram disponibilizadas para o próximo ano letivo 20.732 vagas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Destas, quase 13 mil foram reservadas no primeiro período de matrícula.
Documentação para matrícula
A confirmação presencial da matrícula acontece entre os dias 2 e 6 de janeiro, quando o aluno ou responsável devem comparecer à escola com documento de transferência da escola de origem, duas fotos 3×4 recentes e cópias da certidão de nascimento ou RG, da carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência.
Os beneficiários do Bolsa Família também devem levar cópia do Número de Identificação Social (NIS). Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ainda devem apresentar o CPF, pois precisarão dele para retirada do Passe Livre Recife, que dá direito a 70 passagens de ônibus por mês.
Acesso à internet
As pessoas que tiverem dificuldade de acesso à internet, podem se dirigir a uma das 36 escolas municipais de Anos Finais do Ensino Fundamental ou em uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Esses polos de matrícula funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e os endereços estão disponíveis no site da matrícula.
Em caso de dúvida, os estudantes e responsáveis podem ligar para o 0800.200.6565, de segunda a sexta. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br.

Comentários