APAE Serra Talhada, nascida de um sonho. Faça parte você também deste sonho!


“Em janeiro de 1997, João Paulo Cavalcante Lima (portador de paralisia cerebral), pede a sua mãe Lúcila Cavalcante Lima, que traga para Serra Talhada-PE a APAE. Sua mãe pergunta: -Porquê? Você não precisa da APAE, tem todo o tratamento necessário e conforto. Ao que ele responde: -Mãe e os outros! Só existem crianças especiais ricas? Neste momento uma lição de humildade e de solidariedade foi dada para aquela mãe que só enxergava o próprio filho, a própria dor.”

A APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, foi fundada em Serra Talhada, no dia 13 de junho de 1997, fruto de muito trabalho e pesquisas por Lúcila Cavalcanti com o objetivo de realizar o sonho do seu filho João Paulo de ajudar outras crianças portadoras de necessidades especiais. Tendo como principal missão o desenvolvimento pleno do exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência física e mental. Para isso presta atendimento especializado às pessoas com deficiência e visa também a inclusão dessas, no meio social, no intuito de desafiar os limites e diminuir as diferenças.

Baseada no sonho de João Paulo a agência SAMININA criou a Campanha: “O sonho de João”



Era uma vez um menino com um sonho e um enorme coração. O nome dele é João. Há 20 anos, João era uma criança com uma deficiência que provou que não era diferente. Pelo contrário, ele fez a diferença.

Sensibilizado com a situação de outras pessoas como ele, João Paulo Cavalcanti Lima pediu à sua fada madrinha que fizesse aparecer uma Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em Serra Talhada.

Em junho de 1997, a fada de João, que na realidade era sua mãe, Dona Lúcila Cavalcanti, tornou realidade o sonho do filho.


A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Serra Talhada é uma associação filantrópica.

Há 20 anos sua missão é atender crianças, jovens, adolescentes e adultos com deficiência intelectual e múltipla através de um programa terapêutico e pedagógico, presta atendimento visando à valorização,preparação e integração à sociedade da pessoa com deficiência.

Atualmente são atendidos 300 pessoas nas áreas de assistência social, educação e saúde.

O Sonho de João agora é a nova sede para que mais pessoas sejam ajudadas pela APAE de Serra Talhada. Com a construção da sede própria da APAE de Serra Talhada estaremos aumentando o trabalho com oficinas de e a capacitação profissional para o mercado de trabalho. Assim com o aumento de salas multifuncionais para atendimentos, poderemos duplicar a capacidade de atendimentos para 600 pessoas.

A nova sede será erguida na Rua Irnério Inacio de Oliveira, 276, ao lado do INSS, bem no centro de Serra Talhada, com uma área de 1.656.00 m². O valor total para construção está estimado em R$ 700.000,00.

Para Doações com Deposito:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serra Talhada-PE

Rua: Cornélio Soares, 330 – Bairro N. Sra. da Penha Cep 56.903-440 Fone/Fax (087) 3831- 2887.

Email: apaeserratalhada@gmail.com Site: http://serratalhada.apaebrasil.org.br/

CNPJ Nº. 01.986.023/0001-80

CMAS Nº. 943/98 Cadastrada na FENAPAE sob Nº. 153.

Estrutura da Nova Sede

Área: m²
Terreno: 1.656.00
Terreno Construído: 1.009.34
Terreno Coberto: 1


Comentários