Somente 4,5% das escolas brasileiras têm infraestrutura completa exigida por lei

                             1

Somente 4,5% das escolas públicas do país têm a infraestrutura que a lei determina, no PNE (Plano Nacional de Educação), de acordo com levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação. O ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 9º ano, tem as piores condições: apenas 4,8% das escolas possuem todos os itens. No ensino médio, a porcentagem sobe para 22,6%.
O levantamento foi feito com base no Censo Escolar de 2015 e levou em consideração o acesso a energia elétrica; abastecimento de água tratada; esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos; espaços para a prática esportiva e para acesso a bens culturais e artísticos; e, equipamentos e laboratórios de ciências. Foi considerada ainda a acessibilidade às pessoas com deficiência.
“O percentual de escolas bem equipadas é super baixo. Em muitos casos estão questões básicas como água potável e esgotamento. Esse percentual não melhora notavelmente. O investimento nas escolas sem dúvida vai estar prejudicado com crise econômica”, falou a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
Fonte: waldiney passos

Comentários