Pernambuco começa a exportar pás eólicas

1A indústria de componentes eólicos em Pernambuco, já consolidada no fornecimento de equipamentos para as usinas de geração da energia dos ventos no mercado interno, está agora ultrapassando as fronteiras nacionais. Está em curso a primeira operação de exportação de equipamentos produzidos no Estado pela empresa dinamarquesa LM Wind Power, que enviará, via Porto de Suape, 51 pás eólicas aos Estados Unidos.
As peças de proporções gigantescas – cada lâmina chega a medir de 40 a 70 metros – serão direcionados à produção de energia limpa nos parques eólicos norte-americanos. Essa primeira experiência de comércio exterior dos componentes eólicos é favorecida pela desvalorização do câmbio e pode abrir caminhos para operações regulares de exportação do segmento.
É que os avanços da tecnologia brasileira na fabricação dos equipamentos, nos últimos anos, somado aos preços atrativos, tornam a produção local mais competitiva lá fora. E, embora as pás sejam produzidas por uma empresa estrangeira dentro do Complexo Industrial Portuário de Suape, elas obedecem a metas de nacionalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financia projetos do setor.

Comentários