II FLIST – FESTA LITERÁRIA DE SERRA TALHADA






Tema : AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE PERNAMBUCO NO CENÁRIO NACIONAL
SERRA TALHADA celebra sua emancipação com festa para escritores. A FLIST – FESTA LITERÁRIA DE SERRA TALHADA é um espaço para debates de ideias e interação entre as diversas obras de arte e meios culturais representativos do município de Serra Talhada e  região, abrindo destaque para a produção literária e cultural local, regional e nacional, de modo que os estudantes tenham contato direto com os livros, autores e artistas, juntos, interagindo e criando momentos únicos de entretenimento, conhecimento, arte e cultura, que são os primeiros passos marcantes para desenvolver o interesse pelas obras de cunho cultural.

PROGRAMAÇÃO

DIA 03 - TERÇA FEIRA

09 h – No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias. Apresentação do SAMBA DE COCO DE VILA BELA.

15 h –. No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias.

19h30min – Abertura.
Apresentação de causos com CHICO PEDROSA. Tem três livros publicados (Pilão de Pedra II e II, Raízes da Terra, Raízes do Chão Caboclo - Retalhos da Minha Vida) e vários cordéis escritos. Lançou três CDs, chamados "Sertão Caboclo", "Paisagem Sertaneja" e "No meu sertão é assim", registrando assim a sua poesia oral.

20h30min – Prosa de escritor: AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE PERNAMBUCO NO CENÁRIO NACIONAL, com MARCELINO GRANJA. Engenheiro civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou sua militância política no movimento estudantil. Foi  Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Conduziu as ações e programas da política estadual para o setor de CT&I. Implementou o Programa Pernambucano de Inclusão Sociodigital - Conexão Cidadã. Trabalhou o Proupe - Programa Universidade para Todos em Pernambuco. Atualmente é Secretário de Cultura de Pernambuco.

21h30min - Apresentação artística musical CRISTALEIRA.

DIA 04 – QUARTA FEIRA

09 h – No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias. Apresentação do GRUPO HERDEIROS DO XAXADO.

15 h –. No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias.

19h30min – Apresentação de causos com ALTAIR LEAL. Um dos coordenadores da Unicordel. Poeta-declamador, cordelista e facilitador de oficinas de literatura de cordel, integrante da Academia de Letras e Artes de Paulista e do grupo Invenção da Poesia do Recife.

Lançamento do livro VOZES E VEREDAS, da escritora MARIA AUXILIADORA CABRAL

21h30min – Causos e Besteiras, Poesias e Lorotas com CLÊNIO SANDES. Natural de Alagoas e pernambucano de coração, ele é um dos melhores declamadores e contador de causos do Nordeste, grande apologista e apaixonado pela cultura sertaneja.

DIA 05 – QUINTA FEIRA


09 h – No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias.

15 h –. No CIRCO FLIST, shows de malabarismo, palhaços, brincadeiras lúdicas e contação de histórias.

19h30min – Lançamento do livro "A SUTILEZA DO SANGUE", da escritora ANDREA FERRAZ.

20 h – Prosa de Escritor: LITERATURA E REDES SOCIAIS: PALAVRAS ESPALHADAS PELO MUNDO, com CRISPINIANO NETO. Poeta cordelista, com aproximadamente 150 folhetos de Literatura de Cordel Nordestina já publicados. Membro eleito para a Cadeira no. 06 da Academia Mossoroense de Letras e Presidente Comissão Gerenciadora da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, recebeu o Título "Poeta dos Direitos Humanos do RN" e o Troféu "Colaborador da Cultura Brasileira" e Menção Honrosa nos 400 Anos de Natal. Atualmente é Diretor Geral da Fundação José Augusto, cargo correspondente ao de secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte.

21 h  - MESA DE GLOSA com os poetas: Dedé Monteiro, Henrique Brandão, Gonga Monteiro, George Alves, Zé Carlos do Pajeú, Dudu Moraes, André Santos, Dimas Feitosa, Genildo Almeida e Alexandre Morais.

ATIVIDADES PARALELAS

FEIRA DE LIVROS: Das 16 às 22 horas, estarão abertos os stands literários dos escritores e editoras.

ESCAMBO DE LIVRO: Será um espaço para as pessoas trocarem livros em bom estado, só não podem ser didáticos ou religiosos. Qualquer pessoa pode chegar com um livro, deposita num cesto e pega outro.

EXPOSIÇÃO – COLUNA PRESTES, 90 Anos da Travessia para a Bahia pelo Rio São Francisco, na Sala do CRI, na Estação do Forró.

ALVORADA LITERÁRIA FLIST: Todos os dias da Feira, às 5 da manhã, serão deixados livros em diversos pontos da cidade, para qualquer pessoa interessada numa boa leitura. O interessado recolhe o livro, lê e quando concluir a leitura, mesmo sendo após o evento, entrega o mesmo na Biblioteca Pública Municipal Cecílio Tiburtino. Livro gratuito para todos.

Realização
Fundação Cultural Cabras de Lampião
Secretaria de Cultura e Turismo
Secretaria de Educação
Prefeitura Municipal de Serra Talhada
Academia Serra-talhadense de Letras
 
Apoio:
SESC
AESET
Livro Fácil
Editora Coqueiro

Comentários