Em 1920, Afrânio e Paraense foram os primeiros heróis olímpicos brasileiros

1Afrânio Antônio da Costa foi o primeiro esportista a ganhar uma medalha olímpica – de prata – para o Brasil, em 1920, nos Jogos de Antuérpia, na Bélgica, numa prova de tiro. Ele alcançou o feito um dia antes de Guilherme Paraense entrar para a história com a conquista da primeira medalha de ouro do Brasil, também no tiro, na mesma competição, mas em outra modalidade. Como atletas, os dois defenderam o Fluminense, no Rio de Janeiro.
Primeiros heróis olímpicos do Brasil, mas hoje quase esquecidos pelo esporte do país, os dois também foram vencedores na competição por equipes, o que lhes garantiu e ao time brasileiro a medalha de bronze de terceiro lugar, superando os Estados Unidos, cuja delegação havia emprestado as armas e as balas para eles competirem, pois os equipamentos dos brasileiros haviam sido roubados durante a acidentada viagem da equipe para a Bélgica.
Afrânio Costa somou 489 pontos na prova de pistola livre, distância de 50 metros, realizada no dia 2 de agosto de 1920, o que lhe valeu a medalha de prata. A arma era um Colt 22 emprestado pelos americanos e  Afrânio  terminou na frente de Alfred Lane (medalha de bronze), mas atrás do também americano Karl Frederick (medalha de ouro). Oito anos antes, com o mesmo Colt 22, Lane ganhara o ouro em Estocolmo. 

Comentários