Recife e PE decretam estado de emergência devido ao Aedes aegypti

O governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio assinaram neste domingo (29) o decreto de emergência em Pernambuco e no Recife devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika vírus. As três tiveram um grande aumento no estado neste ano. O decreto vem no dia seguinte à confirmação do Ministério da Saúde da relação entre o zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste – Pernambuco é o estado com mais casos de microcefalia do país, com 487 notificações.

O decreto vale a partir da terça (1º), quando vai ser publicado no Diário Oficial. Os representantes do poder estadual e municipal apontam que há uma epidemia de dengue, chikungunya e zika, esta última relacionada aos casos de microcefalia, em andamento, daí a necessidade de intervir.


O número de casos de dengue cresceu neste ano. Até o dia 14 de novembro, foram notificados 119.646 ocorrências em todo o estado, enquanto no mesmo período no ano passado foram 17.702 notificações. O número de casos confirmados foi de 42.781 este ano, enquanto em 2014 foram 6.573 neste mesmo período.

Comentários