Eletrodomésticos vão ficar mais caros com alta do preço do aço, diz executivo

Representantes da indústria elétrica e eletroeletrônica reagiram ao possível aumento das alíquotas de importação do aço e já falam em repassar um eventual impacto aos preços de seus produtos, diante da impossibilidade de absorver o custo por causa da queda nas vendas. Parte dos fabricantes não descarta ainda efeitos no emprego do setor que já sofre com a crise econômica.

O governo confirmou nesta quarta (18) que estuda medidas de proteção à indústria de aço brasileira, como o aumento da alíquota de importação. As alíquotas de importação de alguns produtos siderúrgicos podem subir de 8% a 14% para entre 15% e 20%. Ainda não há uma decisão tomada, segundo a reportagem apurou, e, se houver aumento do imposto, será temporário, até que o país volte a crescer.


“Quando há aumento no aço, é impossível não passar ao revendedor e aí para o consumidor. Alguns outros tipos de aumento, a indústria até segura. Mas o aumento do aço é direto na veia”, diz Lourival Kiçula, presidente da Eletros, a associação que reúne fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Comentários