APAC emite alerta de baixa umidade no Sertão

Estado de alerta no Sertão até hoje Sexta-feira (23) devido a baixa umidade do ar que chegará a menos de 20% em muitas cidades. Somente nesta quarta-feira (21), os piores índices foram registrados em Arcoverde com 20%, Cabrobó com 17%, Floresta, Ibimirim, Ouricuri e Serra Talhada, todas com 15%.

Os percentuais colocam em risco a saúde da população, uma vez que o nível considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 30%. A situação no interior pernambucano está sendo monitorada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), que aponta a falta de chuvas aliada a massa de ar quente presente no Sertão como causas.

Cuidados

A APAC destacou ainda cuidados especiais para percentuais específicos de umidade. A situação é considerada de atenção quando o índice está em 20% e 30%. Nessa fase, é recomendando não se exercitar ao ar livre, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água e ingerir muito líquido. Entre 12% e 20% o estado é de alerta.


Os cuidados devem ser os mesmos já citados, devendo ser adicionado o uso de soro fisiológico nos olhos e narinas. Quando a umidade está abaixo de 12%, o estado é de emergência. Nesse caso qualquer atividade ao ar livre deve ser suspensa até mesmo coleta de lixo e entrega de correspondência. A aglomeração de pessoas em recintos fechados como aulas e cinemas entre 10h e 16h é desaconselhável.

Comentários