Renan é esperança para barrar o impeachment

O Palácio do Planalto aposta na lealdade do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) como a última e mais segura barreira para evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na Câmara dos Deputados, a proposta deve contar com o apoio do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo rito do processo, o Senado é responsável por dar seguimento ao processo após a Câmara autorizar sua abertura.
A estratégia de focar no Senado parte da avaliação de que a base aliada na Câmara está se desfazendo e hoje contaria com entre 150 e 200 deputados fiéis ao governo, margem muito arriscada em se considerando que são necessários 342 dos 513 votos possíveis para o processo ser instaurado. A oposição tem outros números: contabiliza o apoio de 286 deputados.
“Não podemos brincar. Está todo mundo atento ao andamento na Câmara”, afirmou o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), ao Estadão. Nas contas do jornal, citando integrantes da articulação política, há 43 votos a favor do impeachment no Senado, número insuficiente, já que para a aprovação do impedimento seriam necessários no mínimo 54.

A cúpula do Senado avalia que o processo ainda não “está maduro” para o impedimento da petista. O PMDB ligado a Renan entende que assumir o comando do País com o vice Michel Temer (PMDB) em meio a uma crise política e econômica apenas traria desgaste à legenda.

Comentários