Dilma quer enviar pacote fiscal ao Congresso até sexta

A presidente Dilma Rousseff (PT) fez um apelo, nesta segunda-feira (14), para que governadores de partidos aliados atuem junto às suas bancadas estaduais na Câmara Federal pela aprovação da recriação da CPMF. O pedido, segundo matéria publicada na Folha de S. Paulo, ocorreu em jantar no Palácio da Alvorada.

Na ocasião, Dilma ressaltou que não é possível no atual momento de recessão econômica apenas reduzir despesas sem criar novas receitas.

Além disso, ela informou que enviará o pacote de medidas ao Congresso Nacional até a próxima sexta-feira (18) e pediu a cooperação dos governadores aliados na discussão do pacote fiscal.

Relatos dão conta de que o ministro da Defesa, Jaques Wagner, que participou do encontro, indicou que a alíquota de 0,2% anunciada pelo Planalto pode ser apenas um piso. Segundo o auxiliar ministerial, ela pode chegar a 0,38%, como foi proposto inicialmente pelo Governo Federal. A diferença entre os valores – 0,18% – seria repassada para Estados e municípios, conforme ideia defendida nos bastidores da gestão.

Participaram do encontro ministros e 19 representantes de gestões estaduais. No jantar, os governadores aliados se comprometeram ainda a realizar nesta semana uma reunião com todos os mandatários estaduais do País para buscar apoio para a aprovação do pacote fiscal.


Ainda no jantar, os gestores aliados se posicionaram contra o impeachment de Dilma e defenderam a importância do pacote fiscal para evitar a piora no quadro econômico.

Comentários