Sindicato promete carreata contra norma da Agência Nacional de Transporte Terrestre

O Sindicato das Empresas de Transporte Turístico e de Fretamento no Estado de Pernambuco fará uma carreata, na manhã desta quinta-feira, contra a resolução 4777, da Agência Nacional de Transporte Terrestre.
A categoria promete se concentrar em frente ao Centro de Convenções, em Olinda, às 8h. A partir das 9h, os profissionais deverão sair em carreata passando pela Avenida Cruz Cabugá, Parque 13 de Maio, Rua Princesa Isabel, contornar a Praça da República, passar pelo Bairro do Recife, Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e seguir até o prédio da ANTT, na Avenida Domingos Ferreira.
A medida da Agência Nacional regulamenta o serviço de transporte de ônibus, micro-ônibus e vans, mas tem prejudicado os trabalhadores do setor. “Nós estamos nos sentindo marginalizados. Eles só pensam nas grandes empresas, mas a resolução é altamente nociva para os pequenos empreendedores”, ressaltou Arcelino Silva, diretor do Sindicato.
A categoria pontua cinco pontos principais que prejudicam os trabalhadores na regulamentação. A partir da norma, todos os veículos terão que ser cadastrados e esse cadastro custa R$ 1,8 mil. Tornou-se obrigatório o seguro de responsabilidade civil, que custa R$ 3 milhões.
Os pequenos empreendedores devem mudar o CNAE para fretamento interestadual e internacional, o que significa sair do imposto simples, de 6%, para o de empresas de maior porte, que varia entre 17% e 22%. Ficou definido um raio de quilometragem limite para rodar.

Comentários