Facebook adere ao feminismo com atualização de seu aplicativo

                               facebook_gender_woman

Em sua última atualização, o Facebook para smartphones procurou demonstrar um pouco o feminismo modificando certos ícones na plataforma. A singela novidade fica para o símbolo do pedido de amizade e para criação de um novo grupo.
A modificação fica por conta da gerente de design da empresa, Caitlin Winner, que em entrevista ao portal norte-americano Medium, disse:
Como mulher, educada em faculdade para mulheres, foi difícil não notar o simbolismo do ícone [até então] atual; a mulher estava basicamente como uma sombra do homem, sem uma posição para se destacar.
Minha primeira ideia foi de duas silhueta, duas pessoas com tamanhos iguais sem indicar quem estava à frente. Duzias de tentativas depois, eu abandonei essa ideia pois falhei na finalização, que sempre aparentava ser uma besta mitológica. Eu então coloquei a mulher, com tamanho menor, na frente do homem.
Mas Winner não alterou apenas o ícone de pedido de amizade. O ícone de grupo também foi modificado com bordas mais redondas entre as silhuetas, deixando os personagens mais parecidos, e modificando apenas o cabelo.
A gerente também comentou que se sentiu surpresa ao ver que o novo design foi aprovado sem a mínima contestação. Ela afirma que enviou o projeto ao engenheiro chefe de aplicações, e então foi aprovado sem consulta.
A atualização ainda não se encontra no site, porém já está disponível para aparelhos iOS e Android. Sistemas Windows Phone não foram testados.
Fonte: Folhape


Comentários