Gonzaga Patriota sai em defesa dos agentes de trânsito em audiência pública

Foto: Sérgio Francês

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) realizou, nesta quinta-feira (9), audiência pública para debater sobre segurança viária e o direito do cidadão à mobilidade urbana eficiente. O requerimento para realização do debate explica que o objetivo da discussão é saber sobre as medidas tomadas para a implementação do novo texto constitucional, alterado pela Emenda Constitucional nº 82, que reconhece a carreira de agentes de trânsito no sistema de segurança pública.O texto compreende a segurança viária a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.
De acordo com o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), a audiência foi importante para ouvir os representes que atuam no setor e, assim, tomar medidas para realizar melhorias nas leis direcionadas aos agentes de trânsito.
Para o presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores dos Detrans, Eider Marcos, a estruturação das carreiras deve ser feita pela Câmara e pelo Senado com aplicações para todos os estados, Distrito Federal e municípios. “Realizamos audiências públicas por todo o País e temos trabalhado em uma forma que pode se dar essa regulamentação. Especialmente para nós, trabalhadores de trânsito, a parte que diz que os órgãos serão estruturados em carreira da forma da lei é muito importante”, disse.
Também presente a reunião, o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul (RS), Jerry Adriane Dias, acredita ser fundamental a discussão, tendo em vista que o tema “trânsito” faz parte da vida e do cotidiano de todos. “Precisamos avançar nesse tema, de forma que tenhamos mais estrutura e condições de enfrentar o que vivemos todos os dias.”
O superintendente saiu em defesa dos agentes de trânsito, os quais considera fundamentais, porque são eles que entram em conflito para exercer uma função de pacificador e intermediador. “O agente de trânsito precisa ser valorizado, reconhecido, capacitado, e agora é o momento”, afirmou.

Segundo Patriota, é preciso sistematizar o que foi dito pelos representantes para fazer o melhor por esses profissionais. “Os agentes são autoridades de trânsito e precisamos deles para organização e segurança do nosso dia a dia”, destacou.

Comentários