ATENÇÃO: Golpe do Cartão de Crédito

260315golpe telefone
TRAUMA... GOLPE FÁCIL DE CAIR, veja como é a nova ação dos golpistas e observe que eles não pedem a sua senha. 
Você recebe uma chamada telefônia e o golpista diz:
- Estamos ligando do Departamento de Segurança do seu cartão (XXXXX), Meu nome é "Fulano de Tal" e meu número de identificação funcional é XXXX...
Logo em seguida vem a primeira pergunta:
- O Sr(a) realizou uma compra de (*qualquer coisa bem estranha que você geralmente não compraria*), através do seu cartão XXXX, no valor de R$ 497,99, ou outro valor, de uma empresa do Estado de (qualquer Estado do Brasil ou estrangeiro)?. É óbvio que você responde que não.
O golpista então lhe adverte:
- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito em seu favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é XXXX?' (Eles ja possuem seu endereço que pode ser facilmente encontrado em listas telefônicas, via Internet, em algum documento "não importante" jogado ao lixo, etc...).
Ápos responder "sim", o golpista continua ...
- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com um de nossos atendentes no Departamento de Segurança.
- Por favor, anote o seguinte número de protocolo'...
O larápio lhe forneçe então um número de 6 ou mais dígitos e pede: - O Sr. poderia lê-lo para confirmar?
Aqui vem a parte mais importante da fraude.
Ele diz então:
- Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão.
Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número.
Feito isto, ele continua:
- Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 ou 4 números (dependendo do cartão).
"Estes são os seus 'Números de Segurança (Pin Number), que serve para provar que você está com o cartão e outros métodos de segurança!
Depois que você informa os referidos números, ele diz:
- Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder, Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente..
- O Sr. teria alguma outra pergunta?
Depois que você responde, o golpista agradece e desliga. Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você tenha saldo e não perceba a fraude até a chegada do extrato.
Caso receba este tipo de ligação, não repasse dados pessoais como CPF, nº do Cartão ou Pin Number. Entre em contato com sua operadora através do 0800, que consta em sua fatura, mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar sempre alerta e comunicar à sua operadora o fato ocorrido. Fica a dica importante!!

Comentários