Conselheiros tutelares de Serra Talhada vão à Câmara de Vereadores solicitar audiência pública para discutir atuação da categoria

No início desta semana, conselheiros tutelares fizeram uso da tribuna da casa legislativa municipal para pedirem a realização de uma audiência pública sobre a atuação da categoria, envolvendo juízes, principalmente da área da infância, promotor, delegados, policiais civis e militares e gestores de escolas. O coordenador do Conselho Tutelar de Serra Talhada, Antonio Alves, fez o apelo após um crime bárbaro ocorrido recentemente no Agreste, quando três conselheiros foram assassinados em pleno exercício de suas funções.
Ao usar o microfone da Câmara de Vereadores, Antonio denunciou a maneira desrespeitosa como são tratados os conselheiros, seja por magistrados, policiais e até mesmo gestores de escolas.
Na oportunidade o coordenador aproveitou para convidar os vereadores para formarem uma comissão, visitarem a sede do Conselho Tutelar e conhecerem a realidade. Antonio alertou para a necessidade de criação de um segundo Conselho e expôs problemas como o baixo salário.
O conselheiro Ari Amorim também reclamou que geralmente são atribuídas aos conselhos funções como busca e apreensão, ou retirada de menores, conforme determinar a justiça, e foi este motivo da morte dos conselheiros no Agreste. Ari reclamou da falta de segurança e finalizou a fala dizendo que estão “ocupando todos os espaços” em busca de melhorias para a categoria.
Ao término da sessão, o presidente da casa legislativa, vereador Agenor de Melo Lima, pediu aos conselheiros que indiquem as instituições e órgãos que desejam que façam parte da audiência, para a que câmara possa prover a realização.
Fonte - Blog Alvinho Patriota

Comentários