Pioneiro: Prefeitura de Serra Talhada inaugura Primeiro Hospital Veterinário do Estado

A tarde desta sexta-feira (30) entrou para a história de Serra Talhada. O motivo desse marco foi a inauguração do Primeiro Hospital Veterinário Municipal do Estado de Pernambuco, entregue a população pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.
O evento, que contou com a presença de autoridades, vereadores, empresários e a população, aconteceu na sede do Centro de Zoonoses, e teve um ingrediente especial: O envolvimento de muitos voluntários na reforma do prédio, transformando-o em um ambiente totalmente confortável, adequado e aconchegante para os animais de Serra Talhada.

Foi nesse clima de entusiasmo que o Prefeito Luciano Duque discursou. “Quando a gente fala em Cidade do Coração da Gente, é porque amamos nossa cidade. E queremos vê-la cada vez melhor. Estamos mudando nossa história em muitos aspectos, e com a saúde e o cuidado com os animais não poderia ser diferente. Quando falamos em saúde animal, estamos falando também da saúde das pessoas”, exaltou o prefeito.

Ainda segundo Luciano Duque, a ideia surgiu depois de uma conversa com uma das representantes da ONG, que hoje está alojada no prédio. “Quando fomos procurados pela ONG, que pedia para se instalar no Centro, ficamos emocionados, pois entendemos que a vontade de um voluntário em dedicar seus dias para cuidar de animais é uma coisa divina. Então surgiu a ideia do Hospital. Precisamos construir uma sociedade diferente e vamos lutar para isso.  Esse é nosso papel como governante”.
Já para Aron Lourenço, diretor executivo, o engajamento de toda equipe para construir e reformar o equipamento, foi o grande diferencial para a história do Hospital Veterinário. “Nós abraçamos a causa. Colocamos a mão na massa literalmente, e hoje estamos inaugurando esse espaço que possui um pedaço de cada um de nós. Todo nosso amor dedicado aqui, em dias de trabalho com um objetivo maior: Transformar a imagem de abatedouro por um local onde se tem cuidado, tratamento, mas também muito amor pelos animais. Esse é o grande diferencial da saúde veterinária de Serra Talhada”.

O Hospital vai atender, inicialmente, os animais que vivem nas ruas, onde serão medicados, tratados, vermifugados, castrados e direcionados para a ONG, responsável pelo processo de adoção. Caso esse animal não seja adotados, eles serão devolvidos ao bairro de onde foi retirado.
Daniela Epaminondas, da ONG Animal Feliz, falou a alegria de participar desse momento e da função da ONG dentro da instituição. “Não é mais sonho, é realidade! Hoje estamos inaugurando o tão sonhado Hospital Veterinário Municipal. E aqui vamos exercer nosso papel de fiscalizar todos os procedimentos destinados aos animais e quebrar esse tabu de que aqui se elimina animais. Estamos aqui para comprovar que essa prática não existe e vamos proteger e defender os animais de acordo com a justiça”.

A cobertura completa em breve estará na Pajeú Web TV.    www.pajeuwebtv.com.br

Comentários