Barragem de Iguaracy entra em pré-colapso. Para piorar deve chover apenas 30% da média anual no Sertão

O reservatório do Rosário, localizado no município de Iguaracy, perdeu cerca de 91% da capacidade. De acordo com Inácio Moura, Coordenador do Conselhos dos Usuários – CONSU, o colapso de Rosário é um somatório de situações, que passa pela estiagem, o aumento das temperaturas e a administração do recurso disponível.  

A retirada de água através de carro pipa já foi proibida. 'A água já está chegando as casas com um cheiro diferente, como que lameada" disse.
A queda do nível da barragem do Rosário afeta o abastecimento para milhares de pessoas da região, pois abastece atualmente as cidades de Iguaraci, Ingazeira, São José do Egito e Tuparetama, além do distritos de Santa Rosa.

Previsão de chuva

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva mais intensa só deve chegar no Agreste e na Zona da Mata em abril, que é quando normalmente começa o período chuvoso. 

A situação no Sertão é ainda mais preocupante, já que a época chuvosa deveria ser no início do ano.
Conforme o meteorologista Roberto Pereira, a previsão é que o volume de chuvas seja 30% abaixo do habitual. “Com base nos últimos 30 anos, chove em torno de 400 milímetros, mas a previsão é que chova em torno de 270 mm”, detalha.

Pereira lembra ainda do El Niño, fenômeno climático que altera o tempo em vários pontos do continente. “É um aquecimento nas águas do Oceano Pacífico, que faz com que ocorram ventos secos, que descem sobre a região Nordeste, inibindo a formação de nuvens e, portanto, afastando a possibilidade de chuva”, explica.

Fonte - blogtvwebsertao.com.br

Comentários