Gonzaga Patriota pede maior participação das mulheres na política

O deputado federal Gonzaga Patriota criticou, nesta quarta-feira (29), a baixa quantidade de mulheres eleitas em 2014. O socialista disse estar preocupado com a situação e que as mulheres são importantes para a política nacional, principalmente para o parlamento.
De acordo com o parlamentar, no mesmo ano em que uma mulher foi reeleita para o cargo mais alto do Brasil, o País também vive diminuição no número de pessoas do sexo feminino eleitas no poder legislativo e executivo. Além disso, pela primeira vez em 16 anos, apenas um estado tem uma representante eleita governadora. É o caso de Roraima (RR), que elegeu Suely Campos, no segundo turno. Em 2010 foram eleitas 51 deputadas federais, já em 2014 são 45. A soma das deputadas estaduais eleitas em todo o país caiu de 132 para 120.
Gonzaga também contou que seu estado, Pernambuco (PE), teve ganho, mas caiu na bancada federal. Na assembleia legislativa, por exemplo, serão cinco mulheres, uma a mais que em 2010. Mas na bancada federal, apenas uma pessoa do gênero feminino foi eleita, quando nas últimas eleições foram eleitas duas. O parlamentar lembrou que dos 27 novos senadores, apenas quatro são mulheres.
Segundo o socialista, todos os partidos políticos e coligações devem destinar pelo menos 30% das candidaturas ao gênero desde 2002. Para ele, é preciso valorizar as mulheres na política. “Precisamos melhorar esses números imediatamente. A participação feminina na política não só é necessária, como causa uma enorme melhoria em todos os aspectos da nossa sociedade”, destacou.

Comentários