Conheça um pouco da história do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

LUIZ GONZAGA PATRIOTA nasceu em Sertânia, no sertão de Pernambuco. É Contador, Administrador de Empresas, Advogado e Jornalista. Pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina.
Iniciou sua vida política ainda na adolescência e, em 1982, foi eleito deputado estadual pelo MDB de Pernambuco. Em 1986, se elegeu deputado federal constituinte, pelo PMDB, partido que ficou filiado por 21 anos. Está exercendo o seu oitavo mandato como deputado Federal, dos quais, cinco pelo PSB, partido que está filiado há mais de 20 anos.
Patriota recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, pelos relevantes serviços prestados aos trabalhadores brasileiros, na Assembleia Nacional Constituinte, (Nota 10 na Constituinte). Recebeu, também, a comenda de o deputado mais atuante de Pernambuco, em 2001 – Pesquisa da Folha de São Paulo.
Em sua atuação parlamentar, Patriota apresentou 153 projetos de lei; 17 propostas de emenda à constituição; 275 pareceres às proposições; 45 requerimentos de informação. Teve 07 Projetos de Lei de sua autoria, transformados em Lei, dos quais, a que instituiu a Ferrovia Transnordestina no Plano Nacional de Viação e Obras.
O parlamentar também já fez 2.570 pronunciamentos no plenário da Câmara dos Deputados, abordando diversos temas de interesse social.
Pela terceira vez faz parte da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e atua na direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa.
O socialista também já escreveu 31 obras, sobre diferentes temas de relevância social como: O Nordeste, seus problemas e as viabilidades para resolvê-los; Brasil: Trânsito Violento; Reforma Agrária; Alimentação, Educação e Saúde; Brasil: Economia Pelo Avesso.
Gonzaga Patriota, atualmente faz parte de 04 Comissões na Câmara dos Deputados: Constituição e Justiça; Segurança Pública; Viação e Transportes e Relações Exteriores.

Fonte - Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Comentários