Serra Talhada, aposta no projeto do algodão aroeira

 


O projeto do Governo de Serra Talhada, através da sua Secretaria de Agricultura, da trazer de volta para o município a cultura do algodão, que até os anos de 1990 foi o principal responsável pelo desenvolvimento econômico do município, vem se consolidando a cada dia.

Serra Talhada era o maior produtor de algodão do Estado, na época chamado de "ouro branco", tal sua importância para economia nordestina e que    com o advento da "praga do bicudo" foi exterminado de toda região, privando os agricultores do produto que mais aquecia suas economias.

Técnicas foram desenvolvidas, principalmente pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária) e, embora não tenha erradicado a praga, descobriu-se maneiras de conviver com a mesma sem que esta prejudique a produção.

Desde o ano passado que a Secretaria de Agricultura de Serra Talhada vem colocando no campo o projeto que denominou de "Algodão Aroeira", nele, através do cultivo consorciado e de forma orgânica, sem no uso de nenhum agrotóxico ou adubo químico, a Prefeitura municipal vem incentivando aos pequenos agricultores o cultivo do algodão, para isto oferece desde a assistência técnica, passando pelo preparo da terra, armazenamento do produto até mesmo a compra do produto final.

Na sua primeira experiência, quando foi cultivado apenas 1 hectare, a colheita foi de 800 quilos de algodão, isto devido a estiagem que assolou toda região no ano de 2013. Mesmo assim, destes  800 quilos colhidos, depois de beneficiado, renderam cerca de 400 quilos de sementes que foram distribuídas com 50 produtores do município.

Segundo informou José Pereira, Secretário de Agricultura local, ao todo foram cultivados exatos 50 hectares, o que, na expectativa da Secretaria, na pior das hipóteses resultará na produção de 50 toneladas de algodão.

"Um salto extraordinário", comemora Pereira, "se levarmos em conta que o ano passado colhemos apenas 800 quilos, é um grande avanço, e com certeza agora em 2015 estaremos cultivando algodão em toda território municipal", informa ele.

Para o prefeito Luciano Duque este é o primeiro passo para trazer de volta o principal produto agrícola do município, "e com ele mais renda para o homem do campo. temos procurado de todas as formas agregar valores aos produtos dos nossos trabalhadores rurais para assim fixá-los no campo com dignidade, e este projeto certamente irá proporcionar tudo isso", disse ele.

Apesar do "inverno" sertanejo ter ficado abaixo do desejado pelos agricultores, todo algodão plantado nos 50 hectares no município brotou e já começa a "florar", anunciando uma safra logo em breve. De acordo com os agricultores, até o final do próximo mês de agosto toda produção estará sendo colhida e a prefeitura já começa a preparar o local para o "descaroçamento", através da sua usina que ficará localizada no Distrito de Santa Rita.

O sucesso de toda esta empreitada "esta no acompanhamento diário de toda a plantação pelos técnicos da Secretaria. Eles vibram com este projeto e tem tido uma dedicação especial, com certeza, graças a estes esforços, estes 50 hectares serão multiplicados por todo município", disse Pereira.

Confirmando-se a expectativa mínima da Secretaria, de 50 toneladas de algodão, o Governo Municipal terá em suas mãos algo em torno de 20 mil quilos de sementes, isto significa que deverão serem cultivados pelo menos 2.500 hectares em 2015, com uma projeção para uma produção de mais de 2 mil toneladas de algodão.


 Fotos - Leidiane Rodrigues/Agência Papiro

Comentários